Polícia

Operação da Polícia Civil investiga fraudes licitatórias em Alvorada

Ação resultou na prisão de duas pessoas e apreensão de uma arma de fogo, 5 mil dólares, documentos e aparelhos eletrônicos
Publicado: 14/03/2024 às 10:07 | Atualizada: 16/03/2024 às 23:31
Redação BJ News

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigações Criminais, deflagrou nesta quinta-feira (14), a Operação Conexão. A ofensiva apura a prática de fraude em licitação e associação criminosa no município de Alvorada. Duas pessoas foram presas. A ação ainda resultou na apreensão de uma arma de fogo, 5 mil dólares, documentos e aparelhos eletrônicos.

O objeto do contrato sob investigação se refere à implementação de rede de fibra óptica apagada (rede de cabeamento) em Alvorada, incluindo manutenção e atualização de pontos de acesso de governo, videomonitoramento para segurança de praças e logradouros públicos, telefonia, IP e wi-fi.

Aproximadamente 90 policiais civis, com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, cumpriram ordens judiciais em Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Canoas, Lajeado, Guaporé, Nova Prata, Cruzeiro do Sul, Xangri-lá, Maravilha/SC e Chapecó/SC.

Dentre as ordens judiciais, estão mandados de prisões, de busca e apreensão, medidas cautelares de suspensão de exercício de função públicas, medidas cautelares de suspensão de atividades econômicas e bloqueio de bens e de valores em contas no valor de 23 milhões de reais.

Entenda o caso:

Segundo a investigação, uma empresa desclassificada encaminhou denúncia ao Ministério Público de Contas e à Polícia Civil, relatando fraudes ocorridas em certame licitatório. Dessa maneira, constataram-se elementos probatórios de que o edital, por meio do Termo de Referência que exigia uma série de documentos específicos, direcionava o contrato para uma empresa.

Além disso, o denunciante sofreu coação por parte de um funcionário e um Secretário da Prefeitura de Alvorada, para que retirasse um processo em que discutia a desclassificação de sua empresa no certame em questão, tendo condicionado a retirada do processo à renovação de um contrato que já possuía com a Prefeitura.

A empresa investigada fez contato com o denunciante, tentando negociar uma participação dele em novas licitações direcionadas, de modo que ele não atrapalhasse mais com impugnações, chegando a enviar um contrato de consórcio/associação com a empresa denunciante. Também foi identificada a ilegal terceirização do serviço à empresa de provimento de internet que, em contraprestação, se beneficiaria da rede de fibra ótica municipal para prestar serviços privados.

Escutas telefônicas e medidas de quebra de sigilo telemático e financeiro foram implementadas, fornecendo robusto material probatório que comprovou a participação de servidores da prefeitura de Alvorada no esquema montado para beneficiar a empresa vencedora do certame licitatório.

É importante ressaltar que o contrato firmado pela empresa investigada sofreu 26 apostilamentos/ajustes, com alterações expressivas nos valores da remuneração contratual. O aumento do valor contratual foi de 1.700% em relação ao valor original, passando de R$ 23.249.214,00 para os atuais R$ 396.596.502,66.

Por fim, a investigação da Polícia Civil identificou alvos comuns com a Operação Rêmora, da Polícia Federal, resultando na execução coordenada de parte dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira, de acordo com a esfera de atuação de cada instituição.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Polícia Civil busca informações sobre motorista que se envolveu em atropelamento com óbito na ERS-350, entre Camaquã e Chuvisca

Suspeito estaria dirigindo um Volkswagen Fox ou um Volkswagen SpaceFox e teve um espelho retrovisor arrancado

Ontem
Morte

Homem de 52 anos é assassinado em estrada entre Tapes e Arambaré

Crime aconteceu nesta quarta-feira (15)

2 dias atrás
Dilúvio Moral

Polícia Civil realiza operação para combater fraudes e golpes durante a tragédia no RS

Suspeitos estariam cometendo os crimes pela internet

2 dias atrás
Prisões

Polícia Civil prende dois suspeitos de extorsão no RS

Ação aconteceu na cidade de Uruguaiana

3 dias atrás
Palestra para abrigados em Camaquã

Polícia Civil realiza palestra para vítimas de enchentes acolhidas no Ginásio Municipal de Esportes, em Camaquã

Policiais orientaram sobre como se prevenirem de predadores sexuais e destacaram a importância do acompanhamento constante de crianças e adolescentes abrigados

4 dias atrás

Polícia Civil realiza rondas em abrigos da Região de Camaquã

Foram visitados um total de 17 abrigos em sete municípios diferentes

4 dias atrás