Saúde

Plásticas faciais: podem parecer simples, mas exigem cuidados

Especialista explica quais são as plásticas faciais mais buscadas; dados apontam para aumento de 300% na busca durante e pós-pandemia
Publicado: 14/06/2024 às 16:25 | Atualizada: 16/06/2024 às 22:29
Redação BJ News

De acordo com dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking internacional de países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Estatísticas recentes, referentes ao período durante e pós-pandemia, também revelam um aumento de 300% na busca por procedimentos cirúrgicos faciais, ou seja, plásticas no rosto.

“A influência e comparação nas redes sociais, potencializada pelo uso de filtros, valorização excessiva da aparência física e aumento do poder aquisitivo, podem ser alguns dos motivos que levaram a esse aumento”, explica o Dr. Caio Soares, otorrinolaringologista e cirurgião especialista em rinoplastia e otoplastia do Hospital IPO, de Curitiba (PR).

Dentre as cirurgias faciais mais procuradas, a rinoplastia se destaca. “O nariz é uma característica central do rosto, e mudanças em sua forma podem ter um grande impacto na aparência geral de uma pessoa. A rinoplastia é procurada tanto por motivos estéticos quanto funcionais, como a correção de desvios de septo”, explica o especialista. “Percebemos também que os avanços da tecnologia, que trazem resultados mais naturais, têm aumentado a busca por procedimentos deste gênero”, complementa.

A otoplastia, ou correção de orelhas de abano, também vem sendo muito procurada por ser uma cirurgia um pouco mais simples, de acordo com o cirurgião. “Em alguns, casos não requer anestesia geral ou uma recuperação longa”, pontua. Já a blefaroplastia, que consiste na retirada de excesso de pele e gordura das pálpebras, é outra entre as mais buscadas. “O procedimento é normalmente procurado por pacientes que apresentam sinais de envelhecimento na região”, comenta o Dr. Caio Soares. Ainda com o objetivo de corrigir os sinais do tempo, o lifting facial é outro procedimento de destaque nos últimos anos. “Muita gente confunde o lifting facial com procedimentos não cirúrgicos. Ele consiste em uma cirurgia que faz cortes na pele, puxando-a para diminuir rugas e marcas da idade”, explica o cirurgião.

Mesmo se tratando de cirurgias que, em alguns casos, são pouco invasivas, o cirurgião adverte que elas também têm riscos, e a decisão, tanto do procedimento quanto do profissional, deve ser feita com muita cautela. “É essencial que essas escolhas sejam baseadas em necessidades pessoais e orientadas por profissionais qualificados, e não apenas por ‘modismos’”, completa o especialista.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Distúrbios do sono atingem 72% dos brasileiros, diz estudo da Fiocruz

Insônia e apneia lideram as principais buscas por tratamento; problemas relacionados ao sono interferem diretamente na qualidade de vida

Ontem
Mortes

Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, diz OMS

Uso de drogas psicoativas responde por 600 mil mortes anualmente

3 dias atrás
Proibição

Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimentos de saúde ou estéticos no Brasil

Um homem morreu em São Paulo após complicações geradas por um peeling de fenol neste mês

3 dias atrás

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos poderão ser imunizadas

6 dias atrás

Conheça 10 doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez

Capacidade funcional do segurado também é critério avaliado pelo INSS; doutoranda em direito pela PUC-SP explica

1 semana atrás

Asma pode se agravar no inverno e é pior para quem vive em áreas urbanas

Maioria dos pacientes utiliza receitas caseiras ou se automedica com graves consequências que podem levar a incapacitação, comprometimento da qualidade de vida e morte

1 semana atrás