Geral

Estado firma acordo para instalar 250 casas provisórias em Eldorado do Sul

Unidades habitacionais serão entregues mobiliadas
Publicado: 21/06/2024 às 14:04 | Atualizada: 23/06/2024 às 22:08
Redação BJ News

O governo do Estado assinou, nesta sexta-feira (21), o termo de cooperação para a instalação de 250 casas provisórias no município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O ato ocorreu no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite.

As moradias serão instaladas em uma área do Parque Eldorado. O local já recebeu a vistoria técnica da equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e foi considerado apto para a implantação das unidades habitacionais.

“Essa contratação é o primeiro passo de dignidade para quem está em abrigos improvisados, mas o Estado também vai cuidar de dimensões como educação, saúde e segurança, para dar atendimento digno a todos. As pessoas ficarão nesse espaço provisoriamente, até a construção de moradias definitivas. Precisamos acolher, estender a mão e proporcionar dignidade aos atingidos”, afirmou Leite.

O documento foi assinado pelo governador, pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, pelo titular da Sehab, Carlos Gomes, e pelo prefeito de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves.

Os módulos habitacionais contam com 27 metros quadrados e são desmontáveis e transportáveis, ou seja, podem ser reutilizados várias vezes. Esse método foi pensado pela rápida entrega, com prazo de 30 dias. Além disso, as unidades habitacionais serão entregues mobiliadas, possibilitando o uso imediato.

“Com essa ação em Eldorado, vamos individualizar o acolhimento às pessoas que perderam suas casas na enchente. São estruturas adequadas para dar um lugar seguro, mesmo que de forma provisória. Além disso, esses módulos ficarão no acervo do Estado e poderão atender a outros eventos emergenciais que venham a acontecer”, ressaltou Carlos Gomes.

Eldorado do Sul teve 80,8% de sua população atingida pelas enchentes de maio, tendo sido um dos municípios gaúchos mais afetadas pelo evento meteorológico. A iniciativa na área habitacional faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

No início de junho, o Estado anunciou o aporte de R$ 66,7 milhões para viabilizar 500 casas temporárias, incluindo as destinadas a Eldorado do Sul. As outras 250 serão empregadas na Região Metropolitana e no Vale do Taquari, em municípios a serem definidos de acordo com a formalização de interesse das prefeituras.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Auxílio

Empregados domésticos atingidos por cheias no RS receberão benefício

Parcela será paga em 8 de julho

Ontem
Tarô semanal

Confira a previsão de tarô para 30 de junho a 6 de julho de 2024

Saiba o que as cartas preveem para o seu signo nesta semana

Ontem
Enchentes

Três em cada dez estabelecimentos em áreas que foram inundadas seguem operando abaixo do normal no RS

Dados tributários constam do novo boletim semanal da Receita Estadual

Ontem
Tempo

Massa de ar frio provoca queda de temperatura e geada no Sul do Brasil

Rio Grande do Sul deve ser o estado mais afetado

Ontem
Loteria

Mega-Sena pode pagar neste sábado prêmio acumulado em R$ 110 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19 horas

Ontem
Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para sábado, 29 de junho de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem