Geral

Cascata da Luciana em Dom Feliciano: paraíso particular aberto ao público

Publicado: 28/01/2016 às 16:11 | Atualizada: 17/11/2020 às 17:02 | Ascom Prefeitura de Dom Feliciano
Juares da Luz

As belezas naturais da nossa região encantam a todos, principalmente aos visitantes de fora do município. Dom Feliciano é rodeado por morros, cerros e arroios, que fazem da paisagem uma verdadeira pintura. Nem todos os locais com potenciais turísticos são abertos à comunidade.

Há mais de um século a família Uszacki vive em propriedade de 50 hectares às margens do arroio Luciana, na localidade de Costa do Sutil, no interior de Dom Feliciano. Desde a chegada do avô Ignácio Uszacki, vindo da Polônia em meados de 1880, o local é cuidado e preservado pela família dos irmãos João e José Uszacki. Além do avô, o pai Lígio Uszacki ensinou aos filhos a importância de se preservar a natureza. Os ensinamentos atravessam gerações.

Localizada há cerca de 400 metros da RS 350, dois quilômetros antes da ponte do Arroio Sutil, para quem segue em direção a Dom Feliciano, a propriedade é cercada por mata nativa. Segundo João, as quedas d’águas se estendem ao de cerca de três quilômetros. O local é aberto à visitação do público, que marca presença até mesmo durante a semana. A água limpa e de temperatura agradável, é convidativa para um banho refrescante no verão rigoroso que vivemos.

A consciência da importância de preservar o local é bem clara para os visitantes. As regras do bom convívio são simples, mas quem as descumprirem pode perder o direito de usufruir deste pequeno pedaço do paraíso. Entre as regras estão o recolhimento e retirada de todo o lixo gerado, além de leva-lo embora. É proibido som alto que atrapalhe, bagunça e tudo que possa causar desconforto aos outros visitantes do local. Também não é permitido quebrar galhos ou utilizar lenha para fazer fogo nas churrasqueiras que existem no local. “Nós construímos churrasqueiras para os visitantes, e tentamos sempre deixar o local bem agradável para quem o visita”, destaca João.

O capricho dos Uszacki é facilmente notado pelos visitantes. Além de o local estar bem limpo, organizado, e com suas espécies nativas conservadas, flores e outras árvores foram plantadas no local, a fim de torna-lo ainda mais bonito e agradável.

“O acesso aqui é livre, podem usar, ficarem à vontade. A gente só não quer que tirem nada daqui. Só acrescentem coisas boas”, afirma João. Segundo expectativa da família, cerca de 2000 pessoas passam pelo local durante os meses mais quentes do ano.

ExpoCamaquã 2024

ExpoCamaquã 2024 é adiada devido às enchentes no RS

Evento que seria realizado entre os dias 13 e 19 de maio, agora acontecerá no período de 12 a 18 de agosto

Hoje
Ajuda

Voluntários precisam realizar cadastramento para ajudar em Camaquã

Ação deve ser feita na rua lateral da Secretaria do Desenvolvimento Social

Hoje
Desligamento

Após Procergs desligar datacenter, sites do Governo do RS ficam fora do ar

Ainda não há previsão de retorno do funcionamento normal

Hoje
Vítimas das enchentes acolhidas

Prefeitura de Camaquã divulga lista de vítimas das enchentes acolhidas no Ginásio Municipal de Esportes

Município recebeu 84 pessoas de Eldorado do Sul nessa segunda-feira (6); confira a lista completa na matéria

Hoje
Trânsito

Dnit restabelece tráfego no km 132 da BR-290, em Eldorado do Sul

Agora é possível o deslocamento entre os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e das regiões Central e fronteira Oeste

Hoje
Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para terça, 7 de maio de 2024

Saiba tudo o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Hoje