Colunistas

Douglas Ebel Klug - Poesia e Religião

Douglas Ebel Klug - Poesia e Religião

Douglas Ebel Klug - Pastor e Poeta da Vida.
"A alma simplesmente escreve o que o coração dita".
WhatsApp: (51) 99572 4626.

A terceira idade é apenas o começo da vida

26/07/2017 - 19h25min Douglas Ebel Klug / Foto Divulgação

Por Douglas Ebel Klug

A idade é, em boa parte, um reflexo da maneira como temos vivido. Ficar mais velho com um espírito bem disposto, tranquilo e cheio de amor, depende, em grande parte, de passar a vida com Cristo. Somente com Cristo a vida tem sentido. Envelhecer não precisa ser uma carga pesada ou uma espera resignada pelo fim. Ela deve ser uma etapa a ser vivida e desfrutada com amor.

Nos últimos anos da vida, com as suas forças diminuídas, com o peso do corpo, com suas limitações e dificuldades específicas, parece que as pessoas não encontram mais rumo ou prazer na vida. Mas nem sempre é assim. Todos podemos encontrar sentido na vida quando buscamos em Deus o propósito para a nossa existência. A terceira idade só é decadente se concluímos que a vida acaba quando se acabam as forças e energias físicas. A terceira idade é pura e verdadeira felicidade quando a vemos como uma nova vida, e não simplesmente como um fim. As energias e forças do espírito são renovadas todos os dias pela fé em Deus. E com essas forças nós conseguimos ir em frente e lutar todos os dias. Seguir alegre, pois com a força que Cristo nos dá podemos enfrentar toda e qualquer situação – Fp 4.13.

A terceira idade é uma etapa produtiva e valiosa. Agora é o momento de olhar literalmente para trás e recordar todas as coisas que Deus nos permitiu viver, bem como as dificuldades que ele nos ajudou a superar. Esse olhar para trás nos ajuda a reconhecer de forma humilde a bondade que Deus tem com nós, e a contar com a sua segurança, de que também agora, na terceira idade, ele continuará junto com nós. A confiança em Deus fortalece a autoestima e a aceitação dos tempos difíceis e de provas. A Palavra de Deus diz: “As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentaram; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” – 1Co 10.13.

Os anos vividos, os cabelos brancos, o olhar atento para Deus, podem fazer de uma pessoa mais velha alguém muito útil, pessoal e socialmente. Jó escreveu: “Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão. No entanto, Deus é sábio e poderoso; Ele tem inteligência e entendimento.” – Jó 12.12.

Também Salomão diz em seus Provérbios: “A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos” – Pv 20.29. “Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória” – Pv 16.31

Uma pessoa mais velha, sábia e experiente, pode ocupar um lugar muito importante e ser admirado e, por isso, desejado. Mas essa sabedoria realmente tem valor quando surge da reflexão atenta e contínua baseada no Senhor: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” – Pv 1.7.

Todos os que vivem sabiamente, também os mais velhos, podem e devem buscar o Senhor. Nele encontraremos forças, amor, e novos propósitos para continuar vivendo.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus Pai e a companhia do Espírito Santo estejam sempre com cada um de nós. Amém!

Leia Isaías 46.4

MAIS COLUNAS

VIA NATURAL
INSTALAÇÃO ELÉTRICA
BLOG DO EVALDO
VIA NATURALINSTALAÇÃO ELÉTRICABLOG DO EVALDO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +