Colunistas

Alceu Amaral - Literatura e Cultura

Alceu Amaral - Literatura e Cultura

Alceu Amaral da Silva é natural de Pelotas-RS, formado em Letras. Professor, Pós-graduando em Educação de Jovens e Adultos pela FURG. Funcionário público, escritor amador, ativista Cultural. Administrador do Festival Rock e Poesia em Camaquã, Coautor do Livro Eclipses e Elipses e Destilando Poesias e contos no Blog Mouroblog.com .

Arte e divulgação

03/03/2019 - 21h11min Alceu Amaral / Fotos: Internet / Divulgação
Anterior Próximo

Em tempos bicudos para a arte e cultura é necessário para o artista minimamente organizado estratégias para que seu público conheça seu trabalho.

A autoestima do artista é um fator preponderante, não sou autor de autoajuda, mas pensamento positivo é o primeiro passo para êxito em vendas e reconhecimento. Embora a palavra vendas exalte valores capitalista, é sabido que artista também vive, se alimenta, paga contas. Logo é preciso se organizar e mostrar para o mundo seu talento.

Longe de ser um tratado definitivo, minhas dicas aqui são um guia básico para quem esta iniciando na economia criativa cultural.
Mas que bixo é esse? Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.

A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

Concretamente, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” publicado pela Firjan em dezembro de 2016.

A grande verdade é que, nos dias de hoje, a melhor forma de conseguir que o publico ou compradores de arte em potencial encontrem sua arte, é mostrando-a na internet. No entanto, outra grande verdade é que fechar uma venda de arte online é bem mais difícil do que pessoalmente, quando o comprador em potencial pode ver de perto do que se trata o trabalho, tocar e, até mesmo, tirar diversas dúvidas sobre esse trabalho ou sobre o artista em questão.

Como nem tudo pode ser perfeito e estamos vivendo em uma ‘era digital’, precisamos saber bem como escolher um ambiente virtual adequado que possa valorizar, ao invés de depreciar, nossa arte.

1. Tenha seu próprio site!

Até não muito tempo atrás quando se falava em ‘ter um site’ era a mesma coisa que falar em gastar muito dinheiro, contratar uma agência, contratar um designer, etc . Entretanto, se você está com o orçamento apertado e acredita, sinceramente, que tem condições de fazer isso sozinho, existem diversas plataformas com templates maravilhosos que irão te ajudar muito: wix.com, squarespace.com, wordpress.org, etc. Mas, por favor, certifique-se de que as imagens que irá usar estão boas (bem focadas, bem enquadradas, bem iluminadas).

2. Tenha sua página no Facebook!

Outra excelente maneira de divulgar sua arte, a princípio gratuita, começando com seus amigos e conhecidos, é criar sua própria página no Facebook, como artista, que seja separada de seu perfil pessoal. Nessa página evite colocar suas opiniões políticas, considerações sobre seu time favorito, piadas de gosto duvidoso, etc. Mantenha a página exclusivamente com conteúdo relacionado à sua arte, a você enquanto artista, seu processo criativo, suas principais referências, suas considerações, etc.

3. Divulgue seus trabalhos em uma galeria de arte online!

Isso mesmo! Uma das formas mais eficientes de ser ‘achado’ é estando junto com outros artistas que também estão mostrando sua arte.
Uma boa dica é a : DOMI galeria de arte online - simples, charmosa, sem aquele monte de propagandas poluindo todo o visual, ...

4. Crie um portfólio organizado e com seus melhore trabalhos, vídeos e contatos.

Você deve entender que a venda pela internet é uma coisa extremamente séria. Então, antes de colocar qualquer produto à venda, tenha certeza de que vai conseguir entregar a qualidade esperada e cumprir os prazos de entrega estabelecidos.

Outra dica importante é fazer um planejamento. Pense nos seus objetivos e quais serão os meios utilizados para alcançá-los. É extremamente recomendável fazer um plano de negócios para definir todos os detalhes. Visite o site do Sebrae e veja mais informações sobre isso.

Por fim, lembre-se de um ditado clichê mas verdadeiro. A arte é 1% de inspiração e 99% de transpiração.

MAIS COLUNAS

VIA NATURAL
VIA NATURAL
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +