Colunistas

Alceu Amaral - Literatura e Cultura

Alceu Amaral - Literatura e Cultura

Alceu Amaral da Silva é natural de Pelotas-RS, formado em Letras. Professor, Pós-graduando em Educação de Jovens e Adultos pela FURG. Funcionário público, escritor amador, ativista Cultural. Administrador do Festival Rock e Poesia em Camaquã, Coautor do Livro Eclipses e Elipses e Destilando Poesias e contos no Blog Mouroblog.com .

You Tube e o Artigo 13

14/05/2019 - 22h02min Alcel Amaral / Foto: Divulgação / Internet
Anterior Próximo

Você dê certo conhece o You Tube, plataforma de vídeos que só cresce no mundo todo, ok? Pois seu caráter democrático e simples pode estar com os dias contados.

O Parlamento Europeu aprovou na no dia 26 de março a polêmica Diretriz de Direitos Autorais, que busca traçar novas regras para produtores de conteúdo na internet.

Explicando. Apelidado de Artigo 13 a lei de Diretiva de Direitos Autorais, conhecidos como Artigo 11 e Artigo 13, pela União Europeia. Essa controversa legislação, destinada a atualizar as leis de direitos autorais on-line para a era da Internet, na verdade está assustando internautas e pessoas que vivem da rede mundial no mundo inteiro. Mas, há riscos reais desses artigos para o Brasil? Sim.

As consequências desta decisão serão à longo prazo, e levarão muito tempo para serem resolvidas.

Bom, o Brasil está se espelhando na UE para criar sua própria legislação relativa a internet, é o caso da GDPR que começará a valer a partir do meio do próximo ano.

A EFF e outros grupos pró-liberdade na internet irão apelar para o judiciário da UE, numa tentativa desesperada de barra a implementação dessas regras draconianas.

Resumindo, sabe aquele canal que você acompanha com trechos de filmes, discos, séries, ficarão à mercê do crivo do You Tube, que não querendo pagar direitos autorais para as grandes geradoras de conteúdo irão barrar trechos, partes, fragmentos e até a indumentária dos canais, assim visando o lucro sempre antes do conteúdo.

Até eu tenho um canal nesta plataforma, embora o use para outros fins tinha ambição de um dia falar dos assuntos que mais gosto e entendo naquele espaço, porem a guerra de direitos esbarra no direito de assistirmos o que queremos é este o chamariz que a internet como um todo tem que vejo como ameaçado, por um jogo de poder que migrou para internet.
Acompanharemos as cenas do próximo vídeo, e se eu souber algo dou spoiler aqui ok. A e aproveita e curti aí.

MAIS COLUNAS

BLOG DO EVALDO
BLOG DO EVALDO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +