Colunistas

Alceu Amaral - Literatura e Cultura

Alceu Amaral - Literatura e Cultura

Alceu Amaral da Silva é natural de Pelotas-RS, formado em Letras. Professor, Pós-graduando em Educação de Jovens e Adultos pela FURG. Funcionário público, escritor amador, ativista Cultural. Administrador do Festival Rock e Poesia em Camaquã, Coautor do Livro Eclipses e Elipses e Destilando Poesias e contos no Blog Mouroblog.com .

Produção audiovisual camaquense na covid-19

08/10/2020 - 17h22min Alceu Amaral / Foto: Reprodução

Em tempos de pandemia da covid-19 o crescimento de produções e criações de conteúdo audiovisual tem um aumento de 153% no volume de obras produzidas e registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine), atingindo 4.288 mil horas. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil, feita pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro).

Em Camaquã temos nossos representantes que marcam posição em plataformas online e em redes sociais das mais diversas, como Youtube e Facebook por exemplo.

Claro que a necessidade da sociedade de se adaptar a nova realidade cultural e as lacunas das grandes produções impulsionaram e estimularam que “pessoas comuns” com uma ideia na mão e um celular disputassem seu lugar nas luzes da internet.

Aqueles artistas que já estavam antenados a esta janela para o mundo antes da pandemia, claro que tem vantagem nesta lida de produção e edição de vídeos, mas os novos aplicativos disponíveis facilitam muito esta construção que lembra muito a máxima Punk dos anos 70, “Faça você mesmo”.

Aqui de forma despretensiosa e não conclusiva cito alguns artistas que já estavam nas redes ou que se sentiram à vontade para aproveitar e criar dentro da internet.

Com já uma caminhada de respeito o cantor e compositor Dani Corleta é uma opção para quem gosta de música brasileira.
https://www.youtube.com/c/DanniCorleta/featured 

Com uma produção variada vamos curtir o canal de Alvaro Duran.
https://www.youtube.com/user/30alvaroduran 

Falando sobre o novo normal siga este clipe e outros da já consagrada Doctor Dog. https://www.youtube.com/watch?v=ACPCz4--DzY .

Representando o tradicionalismo e com altos índices de visualização Capitão Faustino.
https://www.youtube.com/channel/UCIPQ6i_hURZqtWU8lidGLrA

Ainda no tradicionalismo temos o Porteira do Pago.
https://www.youtube.com/channel/UCMF5AHmytpDzAz_gOl4I4Qw

Outro valor local que merece ser conhecido é Cássio Barbosa.
https://www.youtube.com/channel/UCPBiX_v0WVzXq3iVnOwYFBg/featured

Obrigado e curtam! Apoiem os valores culturais locais! Em breve, a parte 2 desta matéria!

MAIS COLUNAS

MIX BEBIDAS
MIX BEBIDAS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +