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Diego Castro - Direito Trabalhista

Diego Castro - Direito Trabalhista

Advogado Trabalhista em Teresina-Piauí. OAB/PI N. 15.613. Formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina.
Atualmente se especializando em Direito do Trabalho e Processo do trabalho.
E-mail: Diegocastroadv@outlook.com

www.diegocastroadv.com.br

Aprenda como consultar seu benefício do INSS

18/02/2019 - 21h18min Diego Castro / Foto: Divulgação

A tecnologia, a cada dia que passa, consegue facilitar mais a vida do brasileiro, pois não é preciso que o indivíduo passe horas e horas em filas para resolver seus problemas, ou apenas obter informações.

Com isso, tem-se o exemplo de muitos órgãos públicos que realizam seus serviços por meio da internet. Como não poderia ficar de fora, o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS também já adere a essa possibilidade.

O INSS é o órgão responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros benefícios ao contribuinte (com exceção dos servidores públicos que possuem sua própria previdência), e agora, dá a opção de realizar a sua consulta de forma online, entre tantos outros serviços.

Ou seja, o contribuinte pode receber informações acerca do seu benefício, verificar seu saldo, emitir o extrato do benefício, e muito mais, de forma totalmente gratuita, basta que o usuário tenha acesso a internet, acesse o site do órgão e preencha seus dados.

Além de que essa consulta também pode ser feita pelo site da Previdência Social.

Então, qualquer pessoa que esteja contribuindo de forma regular para o Instituo Nacional, tem a garantia do recebimento de um benefício quando necessário, mesmo que esse contribuinte, não esteja aposentado, pois não interfere em nada.

Para consultar seu benefício INSS, é só acessar o portal do INSS pelo link https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/, clicar em “acompanhar pedido”, depois informar o número do benefício, o nome do beneficiário, sua data de nascimento, CPF, código verificador e clicar em “visualizar”. E pronto, estará consultando o seu benefício.

AGENDAMENTO BENEFÍCIO INSS

Além de consultar o benefício, é possível realizar através do portal INSS, o agendamento do benefício, escolhendo data, local e hora de sua preferência.

Depois de entrado na página, é só clicar em “agendar”, selecionar o tipo de serviço desejado, informar o código verificador e clicar em “avançar”.

Por último, informe os dados do requerente, a seleção de unidade, a confirmação do requerimento e o comprovante do requerimento.

Você pode saber passo-a-passo como consultar clicando aqui.

CONSULTA – PROCESSO DE APOSENTADORIA 

Antes de ensinar o passo a passo para consultar o processo de aposentadoria, iremos explanar quais os tipos existentes, pela nossa previdência. Assim você saberá em qual caso se encaixar. 

Existem 4 tipos de aposentadoria;

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: depois de um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para a mulher e 35 para o homem, eles passam a ter direito a se aposentar.
  • Aposentadoria por idade: comprovado um mínimo de 180 meses de trabalho e 65 anos de idade para o homem e 60 para a mulher, passam a ter direito ao aposento.
  • Aposentadoria por invalidez: é dado ao trabalhador quando por motivo de doença ou acidente não consegue mais exercer sua atividade laboral.
  • Aposentadoria especial: é o direito do empregado se aposentar com menos tempo de trabalho, devido ao seu tempo laboral, ter trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou integridade física. 

Por fim, depois de saber qual o seu tipo e dar entrada no processo de aposentadoria, a sua consulta informa como está o processo, e em quanto tempo o mesmo levará para ficar disponível.

É DIREITO DO TRABALHADOR O BENEFÍCIO INSS

Se o trabalhador estiver desempregado, mesmo assim possui direito aos benefícios do INSS.

No caso de salário-maternidade, existe o que chamam de “período de graça”. Esse período, em regra, são os 12 meses após o desligamento da mulher, em que a mesma ainda pode usufruir do benefício.

Porém, passado, mais de 10 anos de contribuição sem que o trabalhador deixe de ser segurado, esse “período de graça” aumenta, e em vez de ser os 12 meses, será agora 24 meses. E ainda pode aumentar mais 12 meses se o trabalhador comprovar que esteve desempregado.

HISTÓRICO DE PAGAMENTO DO BENEFÍCIO

Além de como saber consultar o benefício, é importante que o beneficiário, saiba olhar o seu histórico.

Então, o Histórico de Pagamento é um documento que tem como finalidade, comprovar a renda dos beneficiários, demostrando os valores e as datas de pagamento do benefício.

Para emitir o ultimo extrato disponível, é só acessar o site e clicar na opção “emitir extrato” ou na opção “calendário de pagamento”. Porém, se o que você deseja não é o último extrato e sim os anteriores a ele, é necessário ir a uma agência do INSS.

Gostou do texto? Em caso de dúvidas, é só ir na ouvidoria do portal do INSS, ou mandar sua pergunta para a nossa equipe, que será respondido o mais breve possível e encaminhado a sua caixa de entrada.

E por última opção, ligar para a central de atendimento, disponível em qualquer lugar do Brasil se segunda a sábado, das 7 h às 22 horas, pelo número 135.

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