Colunistas

Pablo Bierhals - Fatos interessantes e assuntos diversos

Pablo Bierhals - Fatos interessantes e assuntos diversos

Estudante de Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas e pesquisador.

Ciclismo: um esporte individual que inspira a união entre "rivais"

20/02/2020 - 15h51min Pablo Bierhals / Foto: Pedro Henrique

O ciclismo, como todos podem perceber, é um dos esportes que mais cresce na região de Camaquã. De tempos em tempos as ruas e estradas cada vez mais se lotam de atletas e praticantes do esporte do pedal.

Para muitos, este esporte é individualista. Se formos analisar do ponto de vista de que cada atleta possui sua bicicleta e, em uma prova, depende exclusivamente de sua própria técnica e esforço físico, sim, é um esporte individual (sem entrar nos méritos de estratégia em equipe, que também podem acontecer).

O que muitos não sabem é das dificuldades extras que o esporte traz para vida de quem o pratica, como a baixíssima infraestrutura da maioria das cidades para a prática do mesmo, bem como a falta de apoio de órgãos que, de certa forma, deveriam incentivar o crescimento de práticas saudáveis.

Os atletas e praticantes do ciclismo precisam dar duro para conseguir patrocínios para que possam realizar eventos e disputar campeonatos, sendo este o maior desafio e o maior incentivador para união. Em Camaquã, temos algumas equipes, onde entre elas, em parâmetros de competição, se destacam a Triplo X e a Fast Bikers.

A última citada, Fast Bikers, é uma equipe recente, da qual vem enfrentando todas as dificuldades de uma pequena equipe de ciclismo, mas com a união de atletas e área administrativa (realizada pelos próprios atletas), vem conseguindo se desenvolver e obter sucesso nessa caminhada.

No ano de 2019 (ano de fundação), a equipe teve um de seus atletas, Nanderson Meyer, natural de São Lourenço do Sul, sagrando-se campeão do 1° Circuito Costa Doce de MTB, na categoria Sub-30. Outros atletas também se destacaram bastante em suas categorias, como Hugo Peglow, de 63 anos de idade que segue firme no pedal, pessoas como o "Seu Hugo", como é chamado, assim como o famoso Manoel de Souza, o "Manica", da Triplo X, são fontes de inspiração para quem está iniciando no esporte.

A dualidade de equipes no município só tem a acrescentar, fazendo com que cada qual queira se superar e assim evolua o esporte em âmbitos competitivos, mas o maior ensinamento que este esporte "individual" deixa, é o da importância da união e do companheirismo.

MAIS COLUNAS

MIX BEBIDAS
PADARIA ESTRELA
MIX BEBIDASPADARIA ESTRELA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +