Colunistas

Pablo Bierhals - Fatos interessantes e assuntos diversos

Pablo Bierhals - Fatos interessantes e assuntos diversos

Estudante de Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas e pesquisador.

Como saber se tenho ansiedade?

04/06/2020 - 06h52min Pablo Bierhals / Foto: Divulgação

A primeira coisa que se deve saber, é que qualquer diagnóstico clínico deve ser feito por um profissional, não através de blogs da internet (embora alguns fazem um ótimo trabalho em apresentar o problema e aconselhar o leitor a procurar ajuda). A segunda coisa, também muito importante, é que toda pessoa tem um certo nível de ansiedade, por isso a importância de uma consulta a um profissional para saber se você realmente precisa de ajuda.

Em uma rápida pesquisa em blogs de psicologia e medicina, já se obtém uma base dos sintomas que geralmente podem se manifestar em pessoas com problemas de ansiedade, entre eles podemos listar: inquietação, pensamentos acelerados e indesejados, falta de ar, preocupação excessiva e sensação iminente de tragédia.

Todos estes sintomas são altamente prejudiciais no cotidiano de um ansioso, fazendo com que até mesmo suas relações pessoais sofram consequências. Uma pessoa ansiosa tende a ser muito ciumenta e obsessiva em seus relacionamentos, gerando desconforto para ambas as partes. As crises de ansiedade também podem prejudicar os estudos e o trabalho, fazendo com que o ansioso tire notas baixas ou não consiga entregar os trabalhos no prazo determinado.

É importante que as pessoas ao redor sejam pacientes e compreendam a situação, mas a ansiedade pode e deve ser tratada. Se você se sente assim, ou conhece pessoas assim, aconselhe para que elas consultem um profissional. Os tempos estão mudando e devemos dar a devida importância aos problemas psicológicos que foram tão descuidados por séculos.

MAIS COLUNAS