Colunistas

Pedro Bugs - A vida sobre a tela

Pedro Bugs - A vida sobre a tela

Pedro Bugs é um estudante de jornalismo que trabalha como redator e repórter do Grupo Blog do Juares de Comunicações. A coluna “A vida sobre a tela” faz um paralelo entre obras cinematográficas e a vida real.

A vida sobre a tela: Einstein e a Bomba

24/02/2024 - 13h55min Pedro Bugs / Reprodução

O filme, que pode ser considerado um documentário, se baseia na trajetória de uma das maiores mentes da história da humanidade, Albert Einstein e a sua relação com a bomba atômica, uma das maiores ameaças já existentes.

A produção conta com a direção de Anthony Philipson e o ator Aidan McArdle como o protagonista.

O filme está disponível na Netflix.

A película se passa durante os conflitos da segunda guerra mundial, mas lembrando toda a história de vida do cientista criador da teoria da relatividade. O paralelo de qualquer embate entre nações segue um mesmo ritmo, a dominação e a tirania. Com o avanço da guerra outras esferas também sucedem o mesmo rumo, uma delas é a parte intelectual e a outra ciência.

Porém, mesmo com uma das maiores mentes intelectuais a repressão também pode acontecer. O suiço, e judeu, mesmo com toda a sua contribuição e avanço científico é obrigado a deixar o seu atual país, a Alemanha, devido ao regime totalitário do nazismo. Ele então se estabelece, com a ajuda do governo inglês, em uma pequena cidade do Reino Unido.

Lá, o professor relata como foi constituída sua vida para jovens que o acompanham. Ele demonstra, como todos, arrependimentos e angústias. Em viagens, congressos e aulas, o cientista espalhou seu conhecimento para a comunidade global.

Einstein ficou conhecido principalmente pela teoria que revolucionou o campo científico, a da relatividade, porém outro destaque, do qual não se orgulhava tanto, foi a participação na criação da arma de destruição em massa utilizada pelos Estados Unidos contra o Japão, durante o conflito global. A preocupação do cientista com o temor pelo uso da bomba é retratada durante todo o filme, o que de fato se mostrou uma realidade.

Mesmo um dos grandes personagens da história, também participou de forma direta, ou indireta da fase mais escura da humanidade. Esse conflito moral foi apresentado durante a vida do professor, que sempre se mostrou alegre e engraçado, mas passou a viver sombrio depois de todos acontecimentos.

A grende reflexão é o dilema ético vivido pelo cientista, mesmo com sua grande colaboração para o mundo, suas ações também feriram pessoas. Essa situação acontece no dia de cada um, quando podemos sempre buscar o melhor, mas mesmo sem a intenção machucar alguém.

Crítica do filme:

O filme mostra de forma direta uma mente brilhante e seus dilemas morais. O documentário, apesar de um pouco forçado, mostra a realidade do período.

Edição 4 - Arte: Nickolas Padilha

MAIS COLUNAS