Polícia

Operação Avante Zona Sul é lançada em Pelotas para combater o abigeato


Compartilhe:
21/10/2016 - 20h38min Ascom SSP / Foto Rodrigo Ziebell/SSP Corrigir

A ação mobilizará cerca de 300 policiais militares e terá foco no combate ao abigeato, crimes em áreas de fronteira e divisa do estado

A Operação Avante passa a desenvolver ações na Região Sul do estado, a partir desta sexta-feira (21). O lançamento oficial ocorreu na Associação Rural de Pelotas e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, e do subcomandante da corporação, coronel Andreis Dal'Lago.

Os trabalhos ocorrerão até 31 de dezembro, inicialmente. Para a região, a ação da BM mobilizará cerca de 300 policiais militares e terá foco no combate ao abigeato, crimes em áreas de fronteira e divisa do estado. "O crime se movimenta. Por esse motivo, estamos ampliando esta ação, que já conta com o respaldo da sociedade", disse o secretário. "Há uma semana, lançamos a Avante no Litoral Norte e hoje estamos aqui. Aquele que pretende lucrar com o crime precisa saber que estaremos onde ele estiver", acrescentou.

Para Schirmer, a carne comercializada ilegalmente não representa apenas o prejuízo aos pecuaristas e à indústria. Representa, também, o fortalecimento da uma cadeia criminosa com ramificações em outras atividades ilícitas e uma série de prejuízos à saúde devido à falta da fiscalização adequada. "O combate ao abigeato não é uma ação apenas em defesa dos criadores de gado; é uma ação em defesa do Rio Grande", afirmou.

Serão cobertos pela operação 87 municípios dos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva do Sul (CRPOs), Fronteira Oeste e Missões. O subcomandante da BM, coordenador da Operação Avante, salientou os resultados obtidos pelo CRPO Sul. "Há 10 meses este comando vem batendo as metas de produtividade. Com a intensificação das atividades, oriundas do aporte de R$ 800 mil em diárias e horas extras, poderemos ampliar ainda mais o escopo de atuação", assegurou. 

Curso

O lançamento da Avante Zona Sul marcou, também, a formatura dos 30 policiais na 1ª edição do Curso de Patrulhamento Rural e Combate ao Abigeato. A capacitação habilitou PMs, policiais rodoviários federais e três policiais uruguaios para a execução de ações estratégicas de polícia ostensiva, adotando uma integração com a comunidade local.

O subcomandante da BM destacou a atenção especial que a corporação tem dedicado aos crimes da Zona Rural desde o segundo semestre de 2015. "Em virtude do aumento do preço da carne, é possível perceber uma intensificação da atividade criminosa em torno do abigeato. Para melhor combater esse delito, estruturamos uma rede de capacitação, proporcionando o conhecimento específico necessário para os PMs desenvolverem as atividades", enfatizou.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET
AFUBRA MAIO 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB