Saúde

Especialista explica riscos de uma gravidez após os 40 anos


Compartilhe:
20/04/2017 - 11h58min Jornalista Cláudia Paes / Foto Divulgação Corrigir

Estilo de vida saudável é aliado da fertilidade

É de conhecimento de que à medida que a mulher avança na idade, diminui a chance de gravidez. O que poucos sabem é que a possibilidade de um casal com relações sexuais frequentes conseguir engravidar é de cerca de 20% em um mês. Esse índice, chamado de fecundabilidade, diminui gradativamente após os 35 anos.

Para mulheres acima de 43 anos, a chance de uma gravidez natural cai para menos de 5%. Conforme a especialista Rafaella Petracco, do Centro de Medicina Reprodutiva Fertilitat, há duas considerações quanto ao risco de uma gravidez após os 40 anos. “Existe o risco obstétrico. A mulher é mais suscetível a uma série de enfermidades nessa faixa etária, como a hipertensão e o diabetes. Também pode haver malformações por alterações cromossômicas, que aumentam gradativamente com a idade”, explica.

Além disso, deve-se considerar que a fertilidade depende tanto do homem quanto da mulher. É necessário não apenas a produção e o amadurecimento de um óvulo e de uma quantidade normal de espermatozoides, mas também que haja a possibilidade de que esses dois gametas se encontrem. “Por esse motivo, mulheres acima de 40 anos que desejam gestar devem ser submetidas a uma série de exames que permitam investigar possíveis alterações no sistema reprodutivo, pois não há tempo a perder na busca da gestação”, afirma a ginecologista.

Por isso, para preservar a fertilidade, são necessários alguns cuidados. Existem algumas recomendações úteis quanto ao estilo de vida. O cigarro, o álcool e as drogas ilícitas diminuem a fertilidade tanto do homem quanto da mulher. Alguns fatores ambientais, como a exposição a mercúrio e cádmio também podem atuar negativamente sobre a fertilidade.

Outros possíveis motivos são dietas com perda exagerada de peso e exercício físico em excesso, assim como sobrepeso e sedentarismo que podem alterar a ovulação. Doenças sexualmente transmissíveis também podem ser fatores que levem a dificuldade para gestar.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASAFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉAABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES