Saúde

Os animais colaboram na reabilitação dos deficientes


Compartilhe:
30/05/2017 - 10h15min Del Valle Editoria / Foto Divulgação Corrigir

A terapia com cavalos estimula a orientação espacial, a autoestima e o poder de concentração

Até na reabilitação os animais de estimação fazem um bem enorme ao ser humano. São considerados o melhor remédio para o corpo e para a alma, pois fazem com que os seus tutores não se sintam sozinhos e inseguros.

Há registros no mundo de vários casos de pessoas que superaram a depressão devido ao convívio com eles. Segundo a editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.tur.br), Vininha F. Carvalho, estudos científicos comprovam que a chance de sobreviver a um enfarte é quatro vezes maior para quem tem um animalzinho em casa comparado a quem vive só.

No trabalho de reabilitação de pessoas portadoras de deficiência, podemos contar com habilidade e as características de alguns animais. Um dos animais que pode garantir bons resultados é o cavalo, juntamente com a fisioterapeuta e o terapeuta de apoio, formam uma equipe de tratamento complementar chamada hippoterapia, que é indicado para o tratamento de vários tipos de patologia, como por exemplo: paralisia cerebral, traumatismo crânioencefálico, acidente vascular cerebral, síndrome de Down, esclerose múltipla, enfim, qualquer problema relacionado ao sistema nervoso central.

O ritmo mais indicado para a terapia é o passo, pois é através dele que o cavalo pode transmitir ao paciente o balanço anteroposterior, o lateral e o vertical, semelhante à ação de pelve humana durante a marcha.

A terapia com cavalos, também estimula a orientação espacial, a autoestima e o poder de concentração.

O cão guia é treinado para conduzir com segurança as pessoas deficientes visuais em qualquer local, sendo capaz de parar no meio fio das calçadas, nos obstáculos, inclusive em desníveis e buracos no pavimento, em estradas, etc.

A comunicação entre o cão e seu tutor se dá através de uma coleira especial que permite o reconhecimento do cão, quando ele muda de direção para evitar um acidente ou quando diminui a velocidade num local de maior cuidado, informa Vininha F.Carvalho.

O cão é treinado para analisar o espaço que ele e seu tutor ocupam para agir corretamente, como por exemplo, calcular quando o espaço é insuficiente para a passagem de seu tutor.

Entre as raças de cães utilizados para essa tarefa, estão o Retriever do Labrador e Golden Retriever, por serem cães de aparência mais dócil facilita a socialização.

Estes e outros animais, aliados às profissionais de reabilitação especializados, podem trazer muitos benefícios para crianças e adultos com deficiências físicas, sensoriais e emocionais.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)