Geral

Venâncio Aires sediará 9º Ciclo de Conscientização


Compartilhe:
16/06/2017 - 08h36min SindiTabaco / Fotos Divulgação Corrigir

Direitos da criança e do adolescente e práticas que preservam a saúde e a segurança do produtor no seu ambiente de trabalho são os temas dos eventos que vão percorrer seis cidades da Região Sul entre junho e julho

Junho 2017 - A nona edição do Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente inicia no dia 20 de junho no município gaúcho de Venâncio Aires (RS). Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o 9º Ciclo percorrerá municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Conhecido como o maior produtor de tabaco do Brasil, Venâncio Aires vai voltar a sediar o Ciclo de Conscientização em 2017. Participante da 1ª edição, em 2009, o município foi novamente escolhido para sediar o evento em virtude do alto número de produtores envolvidos com a atividade.

A programação integra um vídeo informativo sobre questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos, bem como sobre a utilização da vestimenta de colheita. Além disso, palestra sobre a erradicação do trabalho infantil e uma peça teatral faz parte da programação. Em 2016, pesquisa realizada com os participantes do 8º Ciclo apontou que 80% sentiu que aprimorou seus conhecimentos sobre proteção da criança e do adolescente e quase 82% acredita que os conhecimentos adquiridos podem promover mudança de atitude.

SAIBA MAIS - Os seminários realizados desde 2009 em municípios produtores de tabaco atendem aos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília. Em oito anos, os seminários do Ciclo de Conscientização já contabilizaram a participação de 20,6 mil pessoas, a maioria produtores de tabaco, em 51 municípios da Região Sul do Brasil. O setor é pioneiro no combate ao trabalho infantil no meio rural. Há quase 20 anos, desenvolve ações para conscientizar o produtor a cumprir a legislação, uma vez que menores de 18 anos não podem trabalhar na lavoura. Também é o único a exigir o comprovante de matrícula dos filhos dos agricultores em idade escolar e o atestado de frequência para a renovação do contrato comercial existente entre empresas e produtores, dentro do Sistema Integrado de Produção de Tabaco.

TABACO EM FOLHA - O Brasil é o maior exportador de tabaco em folha do mundo desde 1993. Em 2016, o produto representou 1,15% do total das exportações brasileiras, embarcado para 90 países e resultando em US$ 2,12 bilhões em divisas. No ranking mundial de produção de tabaco, o país fica atrás somente da China. Considerado um dos pilares da economia do Sul do Brasil, a tradição cultivada por milhares de famílias agrícolas oportuniza renda e empregos diretos e indiretos em 574 municípios. Somente no meio rural, quase 600 mil pessoas se envolvem com a atividade e 40 mil empregos diretos são gerados nas empresas do setor instaladas na Região Sul do País.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARES