Esportes

Grêmio perde para o líder Corinthians na Arena


Compartilhe:
25/06/2017 - 18h19min Correio do Povo / Foto Lucas Uebel / Grêmio Corrigir

Gol de Jádson levou time paulista a abrir quatro pontos na liderança do Brasileirão

O Grêmio decepcionou os mais de 50 mil torcedores que foram à Arena na tarde deste domingo (25) para a partida contra o Corinthians com a esperança de ver o clube assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Diante de um forte adversário, o Tricolor não conseguiu repetir as boas atuações das últimas rodadas e acabou derrotado por 1 a 0. 

O único gol da partida foi marcado por Jádson aos 5 minutos do segundo tempo. Luan teve a chance para empatar aos 38 minutos da etapa final de pênalti, mas Cássio defendeu a cobrança. O Corinthians, assim, quebrou a invencibilidade do Grêmio na Arena em 2017. 

Com a vitória, o Corinthians vai para 26 pontos e abre quatro em relação ao Grêmio, que fica com 22. O Tricolor volta a campo já na próxima quarta-feira, às 21h45min, quando recebe o Atlético-PR na Arena em jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso gremista é no sábado diante do Palmeiras no Allianz Parque. No dia seguinte, às 16h, o Corinthians receberá o Botafogo no Itaquerão. 

Grêmio e Corinthians fazem primeiro tempo equilibrado na Arena 

Ainda que pela 10ª rodada, o confronto entre Grêmio e Corinthians ganhou tratamento de decisão por conta da vantagem que as duas equipes abriram na ponta de cima da tabela do Brasileirão. Com o time paulista um ponto na frente (23 a 22), o Tricolor entrou no gramado da Arena sabendo que era sua grande chance de assumir a liderança. Assim, o time de Renato Portaluppi iniciou a partida buscando o ataque – preferencialmente em jogadas pelo lado. 

Em cinco minutos de jogo, o Grêmio conseguiu logo três boas chegadas pelos lados do campo, com Edílson pela direita duas vezes e uma com Pedro Rocha. Na bola vinda da esquerda, Ramiro apareceu em diagonal dentro da pequena área, mas não conseguiu o desvio para o gol. 

Apesar da iniciativa do jogo ser do Grêmio, o Corinthians teve a primeira grande oportunidade para marcar na partida. Aos 12 minutos, Jô fez a parede em cima de Kannemann e a bola chegou a Paulo Roberto. O volante se livrou da marcação, invadiu a área e chutou cruzado para grande defesa de Marcelo Grohe, que evitou o gol do time paulista. O lance foi o único claro de gol do Timão na primeira etapa. 

A resposta do Grêmio veio logo em seguida. Se estava difícil chegar tocando por conta da boa marcação do Corinthians, Pedro Rocha arriscou da entrada da área aos 19. A bola tinha o endereço do ângulo, mas Cássio foi lá e, de mão trocada, mandou para escanteio. 

Três minutos depois, quase gol do Grêmio. O escanteio foi batido de forma em jogada combinada envolvendo Pedro Rocha e Luan. O camisa 7 bateu embaixo da bola e encontrou Pedro Geromel, que, sozinho, desviou por cima do gol na grande chance gremista no primeiro tempo. 

Com o cronômetro passando dos 30 minutos, o Corinthians passou a sair mais para o jogo. Talvez pela questão física da sequência de jogos, o Grêmio não marcou com pressão na saída de bola, esperando sempre o adversário próximo à linha do meio de campo. 

Com liberdade para sair de trás, o Timão passou a chegar no toque de bola. Aos 34, a torcida gremista levou um susto. Jô fez o pivô e encontrou Fagner, que invadiu a área e caiu após disputa com Cortez. O árbitro Wilton Pereira Sampaio, porém, mandou seguir para reclamação dos jogadores do Corinthians. 

Ainda antes do intervalo foi a vez do Grêmio reclamar da arbitragem. Kannemann deu uma bronca em Ramiro por uma falha na marcação em um lance, Wilton Sampaio entendeu que a reclamação era com ele e deu cartão amarelo para o zagueiro argentino. 

Com os dois times praticamente igualando a posse de bola (51% a 49% para o Grêmio) e nas finalizações (4 a 3 também para o Tricolor), o primeiro tempo terminou com o placar de 0 a 0, que fez jus ao demonstrado pelas duas equipes nos primeiros 45 minutos. 

Corinthians marca no começo do segundo tempo 

Grêmio e Corinthians voltaram do intervalo sem alterações. E a estratégia do time paulista de esperar um erro para marcar de todo o primeiro tempo acabou funcionando logo no começo do segundo. 

Aos 5 minutos, Paulo Roberto pegou a defesa desarrumada, deu a meia-lua em Pedro Geromel, invadiu a área e cruzou para trás, Jô ainda fez o corta Luz para a bola chegar em Jadson. O meia corintiano bateu pelo meio das pernas de Marcelo Grohe e abrir o placar na Arena. 

O gol corintiano deixou o time do Grêmio nervoso. O Tricolor até saiu em busca do empate, mas sem muita organização. O Corinthians que já jogava com o tempo a seu favor desde o primeiro tempo passou a usar ainda mais isso a seu favor. Por cera, o goleiro Cássio levou amarelo aos 15 minutos. 

A defesa do Corinthians seguia demonstrando boa compactação e dificultando as chegadas do Grêmio. Dessa forma, Ramiro e Luan apostaram nos chutes de fora da área, aos 12 e aos 17, mas não acertaram o alvo. 

O Grêmio conseguiu abrir espaço na defesa do Timão aos 19. E foi em uma bela troca de passes até que a bola chegou a Pedro Rocha. Ele cruzou para o meio da área, onde Luan apareceu livre. O atacante gremista bateu Cássio pulou para fazer uma grande defesa e evitar o empate. 

Aos 22, o técnico Renato Portaluppi fez a primeira mexida na equipe. Arthur deixou o campo para a e entrada de Fernandinho – Ramiro foi recuado para a função de volante. Fábio Carrille respondeu com Marquinhos Gabriel no lugar de Rodriguinho. 

Renato ainda fez mais duas mudanças na equipe gremista. Gastón Fernández e Everton entraram nos lugares de Pedro Rocha e Edílson. Com isso, Ramiro foi para a lateral e o Grêmio terminou o jogo com apenas um volante à frente da área, Michel. 

Cássio defende pênalti e garante vitória do Corinthians 

Apesar das mudanças ofensivas, o Grêmio seguia sem conseguir criar oportunidades de gol. Mas a grande chance veio aos 37 minutos. Marquinhos Gabriel puxou Pedro Geromel na área. Wilton Pereira Sampaio viu e não teve dúvidas para marcar o pênalti. Luan foi o escolhido para fazer a cobrança. Ele bateu colocado no canto esquerdo, mas Cássio pulou bem e fez a defesa para se consagrar como o grande nome da partida. 

Aos 41, Everton ainda tirou o “uh!” da torcida em chute colocado que passou perto do ângulo esquerdo de Cássio. Mas terminou assim mesmo com vitória de 1 a 0 do Corinthians, ainda mais líder do Brasileirão. 

Brasileirão 2017 - 10ª rodada 

Grêmio - 0

Marcelo Grohe; Edílson (Everton), Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho), Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Gastón Fernández); Barrios. Técnico: Renato Portaluppi. 

Corinthians - 1

Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Arana; Paulo Roberto (Camacho), Maycon, Jadson, Rodriguinho (Marquinhos Gabriel) e Angel Romero (Clayson); Jô. Técnico: Fábio Carille. 

Gols: Jadson (5min/2ºT)

Cartões: Kannemann, Edílson, Geromel (GRE); Rodriguinho, Cássio, Romero (COR)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio

Local: Arena.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)