Geral

Justiça interdita presídio em Santa Catarina por superlotação


Compartilhe:
26/06/2017 - 16h37min Agência Brasil / Foto Marco Antônio Mendes/RBS TV Corrigir

O Presídio Regional de Joinville foi interditado pela Justiça de Santa Catarina por superlotação e condições precárias aos detentos. A decisão foi proferida pelo juiz João Marcos Buch, titular da 3ª Vara Criminal e corregedor do sistema prisional da comarca.

O magistrado já havia levantado a possibilidade de interditar a unidade em abril, depois que fez uma visita de inspeção ao presídio. Na oportunidade, Buch identificou problemas como estruturas comprometidas, esgotos abertos, falta de roupas e de materiais de higiene, e insalubridade nos alojamentos dos agentes penitenciários.

O juiz destacou que o local, com capacidade para 580 presos, estava abrigando mais de 810 detentos.

Em maio, foi a vez da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitir parecer negativo sobre as condições da unidade. Além dos problemas já elencados em abril, a entidade identificou presos condenados cumprindo pena no presídio, quando deveriam estar detidos na Penitenciária Estadual de Joinville.

A decisão judicial que interdita o Presídio Regional de Joinville proíbe que novos presos sejam detidos na unidade enquanto os problemas não forem resolvidos pelo Departamento de Administração Prisional (Deap).

A Secretaria de Justiça e Cidadania de Santa Catarina informou que só irá se manifestar sobre o assunto após receber o documento com a decisão.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA BOM PASTORAABBTBK INTERNETCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ