Geral

Irga orienta produtores a melhorar a semeadura do arroz em condições adversas


Compartilhe:
22/10/2017 - 10h42min Ascom Irga / Foto: Divulgação/Irga Corrigir

Condições adversas à semeadura ocasionam atraso na área semeada nesta safra

As condições adversas à semeadura das lavouras de arroz no Rio Grande do Sul, que persistem desde o início da época recomendada, estão ocasionando um atraso na área semeada nesta safra. Por meio deste boletim, Instituto Riograndens do Arroz (Irga) oferece informações da tendência do tempo e das práticas de manejo que possam auxiliar os produtores na tomada de decisão para uma melhor e mais rápida implantação das lavouras.

Para fins de análises, citamos os municípios de Camaquã, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre, Torres e Uruguaiana, representando as seis regiões orizícolas. Estas previsões valem para toda a Metade Sul do estado, pois nessa época as chuvas ainda são comandadas pelas frentes frias, que possuem precipitações mais generalizadas e homogêneas.

1. Condição do tempo no curto e médio prazo

Analisando as previsões de alguns centros de meteorologia (Somar Meteorologia, Climatempo e Yr) observa-se que as chuvas ainda persistirão nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

A previsão de precipitação vale para até sete dias. Após esse período ela é analisada como tendência. Outro fator a ser levado em conta é a confiabilidade das previsões. Previsão do tempo de um a cinco dias tem sua confiabilidade diminuindo de 100% para 70%.

Previsão para o período de 17 a 30 de outubro

Conforme gráfico abaixo, existe previsão de chuva, com alta confiabilidade, para a semana de 18 a 21 deste mês, com volume de precipitação acumulado em torno 80mm a 100m mm para todo o estado.

A partir deste domingo (22) até o outro (29) o tempo fica estável, ou seja, provavelmente teremos uma janela de semeadura de quatro a cinco dias.

Tendência para 31 de outubro a 15 de novembro

Com base nos institutos de meteorologia, existe a expectativa de chuva, com volume moderado a alto (80 a 100 mm), entre o final de outubro e a primeira semana de novembro. A partir de 5 de novembro o tempo seca novamente, indicando uma última janela de semeadura dentro da época recomendada, entre os dias 10 e 15 de novembro.

2. Quais práticas de manejo se pode adotar?

O Irga recomenda algumas ações de manejo que visam a aumentar as oportunidades de semeadura:

Revisar e desobstruir os canais de drenagem interna e externa, dando preferência aos talhões de mais fácil drenagem;

Revisar bueiros e pontilhões que podem estar danificados ou impedindo o fluxo das águas;

Havendo necessidade, melhorar o sistema de drenagem interno dos talhões, com uso de valetadeira rotativa ou rodas de ferro;

Planejar a logística para aumentar a área semeada por dia, aproveitando ao máximo a janela de semeadura;

Priorizar o processo de semeadura, pois a plantadeira operando apenas com semente pode aumentar em 30% a área semeada diariamente. Neste caso, o adubo pode ser aplicado posteriormente a lanço, antes ou junto com a aplicação de uréia no seco.

Material disponível para download: Circular Técnica: Orientações para a semeadura do arroz

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024AABB