Geral

Receita Estadual cancela envio de cartas do IPVA 2018 pelos Correio


Compartilhe:
21/11/2017 - 15h18min Pepo Kerschner/Ascom Sefaz / Foto: Divulgação Sefaz Corrigir

Proprietários de veículos devem se cadastrar para receber as informações por e-mail

A Receita Estadual, em conjunto com o Detran RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) e a Seguradora Líder, decidiu cancelar o envio da carta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aos proprietários de veículos pelos Correios. Dessa forma, o encaminhamento de correspondências referentes ao IPVA 2018 ocorre exclusivamente por e-mail. Para tanto, os contribuintes devem manter seus cadastros atualizados no site específico do tributo. Notícias e informações também estarão disponíveis em outros meios online, como nos sites e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda, incluindo a própria divulgação do calendário do IPVA 2018 na primeira quinzena de dezembro.

A medida, além de simplificar e agilizar o acesso às informações, reduz os custos com a correspondência e o impacto ambiental. A cada ano, a impressão e o envio desses documentos em papel custa aproximadamente R$ 2 milhões à Secretaria da Fazenda. "É uma economia relevante, especialmente no momento de crise e contingenciamento de gastos que estamos vivendo", salienta o subsecretário da Receita Estadual, Mario Luis Wunderlich dos Santos.

O cadastro atualizado viabiliza aos donos dos veículos o recebimento por e-mail de todas informações acerca do IPVA, tais como datas e valores de pagamento, descontos disponíveis, multas, licenciamento do veículo, seguro obrigatório e confirmação sobre pagamentos efetuados. Para cada veículo, deve ser feito um cadastro eletrônico, identificando um ou mais e-mails para o recebimento das informações. Quando ocorrer a troca do proprietário, um novo cadastro deve ser feito e as informações deixarão de ser enviadas para o proprietário anterior. O não recebimento das mensagens eletrônicas via e-mail não implica qualquer tipo de isenção dos pagamentos. 

Como é feita a mudança

Até o ano passado, os proprietários de veículos recebiam em suas casas uma carta com as informações referentes ao tributo, que não era um boleto, mas apenas um lembrete para o pagamento do Imposto. De forma alternativa, podiam optar por receber os dados via e-mail. A partir de 2018, essa passa a ser a única opção vigente. A eliminação das correspondências físicas faz parte dos esforços de modernização e sustentabilidade do Fisco gaúcho. Para garantir o recebimento das informações, os donos dos veículos podem efetuar o cadastramento diretamente no link. O serviço é totalmente gratuito. 

Descontos do Bom Cidadão e do Bom Motorista

Nesta mesma época do ano, surgem muitos questionamentos a respeito dos descontos existentes para os contribuintes relacionados ao IPVA.

Para consultar o funcionamento do Desconto do Bom Cidadão, relacionado ao programa Nota Fiscal Gaúcha, acesse http://www.ipva.rs.gov.br/lista/550/bom-cidadao.

Para consultar o funcionamento do Desconto do Bom Motorista, relacionado ao número de infrações de trânsito, acesse http://www.ipva.rs.gov.br/lista/552/bom-motorista.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL BLOG DO JUARES