Geral

Acontece em Tapes a 1ª Semana de Atividades sobre o Uso Sustentável do Butiá


Compartilhe:
07/02/2018 - 12h26min Redação / Foto: Divulgação/Web Corrigir

Nos dias 19 a 23 de fevereiro, os artesãos pertencentes à Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Tapes (APAFTAPES) estarão organizando uma semana de atividades voltadas à conservação pelo uso sustentável do butiá.

O evento foi idealizado no final do ano de 2016, a partir de uma oficina de culinária e artesanato ministrada pela Embrapa Clima Temperado, juntamente com a demonstração de uma despolpadeira realizada pela Fepagro, que auxiliou os produtores a utilizar a máquina em benefício do butiá, além dos cursos de artesanatos com a folha do butiazeiro ministrado pelo Senar e o acompanhamento contínuo da Emater/RS-Ascar de Tapes, que foram fundamentais para a construção deste projeto.

O objetivo desta ação, idealizada pela APAFTAPES, é incentivar a conservação da espécie e valorizar a geração de renda promovida pelas atividades da agricultura familiar local, a partir do uso da palmeira do butiá e, por meio de oficinas, palestras, atividades interativas e divulgação dos diversos produtos culinários e artesanais confeccionados, intensificar e fortalecer a proteção dos recursos disponíveis na natureza. A 1ª Semana de Atividades Sobre o Uso Sustentável do Butiá conta com o apoio de diversos parceiros, tais como: Emater/RS-Ascar (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade em Tapes), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Banco Ssicredi e Lagoa TV Notícia.

O evento será realizado no interior do mercado público do município e sua abertura contará com música ao vivo, palestras sobre a história do butiá na região e a trajetória dos agricultores, até a inauguração da feira onde comercializam seus produtos, além de vídeos sobre os butiazais de Tapes e Rota Internacional dos Butiazais liderada pela Embrapa em Pelotas/RS. Cada oficina terá número de inscritos de, no máximo 15 participantes, sendo que, nenhuma das atividades será fornecida certificações.

Ao final do evento, espera-se o despertar sobre a importância da relação entre as ações promovidas pelo uso do butiá e a agricultura familiar, que mantêm o cuidado com os recursos da sociobiodiversidade e acredita que o respeito, entre homem e natureza, seja a alternativa para o reconhecimento sociocultural construído pelas comunidades, meio ambiente e outras sociedades.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES