Saúde

Alimentos podem aumentar a chance de câncer


Compartilhe:
12/03/2018 - 17h47min Digital Trix / Foto: www.dw.com/pt-br Corrigir

Dr. Felipe Ades, oncologista do Centro Paulista de Oncologia CPO, unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas fala sobre a relação entre os alimentos e a doença

São Paulo, 12 de Março de 2018 – Uma alimentação saudável é a chave para ter a saúde em dia e evitar o aparecimento de diversas doenças como pequenos resfriados, por exemplo. O que nem todos sabem é se evitar o consumo de alguns alimentos, pode ajudar no combate ao câncer.

Um dos grandes vilões relacionados ao aumento da incidência de câncer entre a população mundial é uma alimentação pobre em consumo de fibras e com alto índice de ingestão de gordura. Além disso, o incentivo à prática constante de exercícios físicos é essencial para frear os índices aumentados da doença e também como forma de potencializar o processo de tratamento para pessoas com câncer.

Confira algumas curiosidades que o do Dr. Felipe Ades, oncologista do Centro Paulista de Oncologia CPO, unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas respondeu sobre o tema.

Comer alimentos específicos pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer?

É muito difícil responder essa pergunta com precisão, por conta da dificuldade que se tem em fazer estudos sobre os fatores dietéticos e o risco de câncer. O que se sabe é que manter uma dieta saudável e balanceada, consumindo todos os tipos de alimentos, até mesmo os defumados, de vez em quando de forma moderada pode ajudar na prevenção não só do câncer, mas também doenças cardiovasculares, gastrointestinais e diabetes, além-claro, do controle de peso.

Como descobrir se um alimento causa câncer?

Apenas um estudo aprofundado pode afirmar se um alimento pode ou não causar câncer. O que se sabe é que o consumo moderado de uma dieta rica em nutrientes pode evitar o aparecimento de diversas doenças.

Há relação entre os hábitos alimentares e câncer?

Os hábitos alimentares estão ligados a qualquer tipo de doença. Sabemos que para ter uma vida saudável deve-se manter uma dieta equilibrada, evitando o consumo exagerado de gorduras e alimentos defumados e processados, por exemplo. Alguns estudos mostram que os alimentos defumados possuem nitratos e nitritos produzidos na defumação que são os responsáveis pelo aumento do risco de câncer. Outra substância descoberta foram os licopenos, presentes no tomate, que podem ajudar na prevenção do câncer de próstata.

Existe então uma dieta ou alimento que deve ou não deve ser consumido? Uma dieta do câncer?

Todos os tipos de alimentos são importantes para ter a saúde em dia. O ideal é fazer consumo de todos os alimentos de forma moderada. Alguns alimentos como os ricos em gorduras saturadas e gorduras trans e também os alimentos ultraprocessados, que para garantir sabor, possui muitos aditivos devem ser evitados.

Enfim, não há como se recomendar um tipo de dieta para prevenir o câncer ou qualquer outra doença.

Sobre o CPO

Fundado há mais de três décadas pelos oncologistas clínicos Sergio Simon e Rene Gansl, o Centro Paulista de Oncologia CPO , unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas, oferece cuidado integral e individualizado ao paciente oncológico. Com um corpo clínico com mais de 50 oncologistas e hematologistas e uma capacitada equipe multiprofissional composta por: psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, farmacêuticos clínicos, enfermeiros, reflexologistas e médico especializado em Medicina Integrativa. Oferece consultas médicas oncológicas e hematológicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos, imunobiológicos e medicamentos de suporte, assistência multidisciplinar ambulatorial, além de um serviço de apoio telefônico aos pacientes 24 horas por dia e acompanhamento médico durante internações hospitalares.

O CPO possui acreditação Canadense nível diamante (Accreditation Canada), do Canadian Council on Health Services Accreditation, o que confere ao serviço os certificados de "excelência em gestão e assistência" e qualifica a instituição no exercício das melhores práticas da medicina de acordo com os padrões internacionais de avaliação. A instituição possui também uma parceria internacional com o Dana Farber Institute / Harvard Cancer Center, que garante a possibilidade de intercâmbio de informações entre os especialistas brasileiros e americanos, bem como discussão de casos clínicos. Além disso, proporciona a educação médica continuada ao corpo clínico do CPO e médicos especialistas, com aulas e eventos com novidades em estudos e avanços no tratamento da doença. Atualmente o CPO possui duas unidades de atendimento em São Paulo, nos bairros de Higienópolis e Vila Olímpia.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR