Esportes

Em vantagem, Grêmio busca contra o Brasil título do Gauchão

Tricolor pode perder em Pelotas por até três gols de diferença que conquista o campeonato

Compartilhe:
08/04/2018 - 10h47min Correio do Povo / Foto: Guilherme Testa / CP Memória Corrigir

Nunca o final de um jogo foi tão aguardado como o deste domingo (8) entre Brasil de Pelotas e Grêmio, no estádio Bento Freitas, em Pelotas, pela decisão do Campeonato Gaúcho. Se dentro de campo a situação do Tricolor é tranquila em função da vantagem de 4 a 0 construída na partida de ida, na Arena, fora dele há grande expectativa pela entrevista coletiva de Renato Portaluppi. O treinador deverá anunciar se permanece no Grêmio ou vai para o Flamengo. 

Antes, no entanto, há mais 90 minutos de bola rolando para decidir o campeão gaúcho. E o Tricolor está muito perto de comemorar um título estadual depois de oito anos de jejum. O Grêmio, que venceu o Gauchão pela última vez em 2010, pode até perder por três gols de diferença que mesmo assim levanta a taça. O Xavante necessita de uma vitória épica por cinco gols se quiser ser campeão. 

“O nosso grupo é experiente o suficiente para ter pés no chão e humildade”, diz o zagueiro Pedro Geromel, destacando que não há clima de “já ganhou” no vestiário gremista, muito menos acomodação pelo resultado na Arena e a sequência de títulos que o time pode dar seguimento neste domingo. “Não nos acomodamos fácil, o grupo se cobra muito. Poderíamos ter ficado acomodados depois da Copa do Brasil (em 2016), mas muito pelo contrário, somos profissionais e demonstramos isso diariamente”, destaca o zagueiro. 

Sem problemas de lesão ou suspensão, Renato Portaluppi deve manter o mesmo time que goleou o Brasil na Arena. O treinador adiantou apenas que não começará a final com Ramiro na lateral-direita e Alisson no meio-campo, com Leo Moura deixando a equipe. Essa alteração foi feita no intervalo dos dois últimos jogos e o time deslanchou no segundo tempo. 

Para quem é o atual campeão da Libertadores da América, o título do Gauchão pode parecer pouco representativo, mas não é o que pensam os jogadores do Grêmio. “É um título que tem uma importância muito grande. Eu vivencio essa situação de não ganhar o Gauchão há alguns anos, nós entramos em uma rotina ganhadora e queremos sempre ganhar”, afirma Geromel. A possível saída de Renato Portaluppi, segundo ele, é debatida entre os jogadores, mas a atenção no momento está voltada para a decisão em Pelotas. 

“A gente torce pela permanência dele, mas é um assunto que foge da nossa competência. É final de campeonato e não podemos desligar desse foco”, completou o zagueiro. Se o Grêmio confirmar o título, o capitão Maicon vai erguer a taça junto com Geromel, já que ambos fizeram este acordo a partir da conquista da Recopa deste ano. 

O Brasil terá o apoio de sua fanática e frenética torcida, uma vez que os 9 mil ingressos destinados a ela foram esgotados. Mas o treinador Clemer não terá os dois laterais titulares, pois o direito Éder Sciola foi expulso na Arena e o esquerdo Artur recebeu o terceiro cartão amarelo. No meio-campo, Toty está lesionado e o treinador Xavante pode escalar Mossoró ou Sousa. No ataque, também há dúvida entre Lourency ou Léo Bahia. 

Brasil de Pelotas x Grêmio – Final do Gauchão 

Brasil

Pitol; Ednei, Leandro Camilo, Heverton e Bruno Colaço; Leandro Leite, Valdemir, Calyson e Mossoró (Souza); Alisson Farias e Lourency (Léo Bahia).

Técnico: Clemer 

Grêmio

Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael.

Técnico: Renato Portaluppi. 

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS).

Horário: 16h 

Árbitro: Leandro Vuaden.

Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
AFUBRA MAIO 2024
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABB
AFUBRA MAIO 2024CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE