Geral

Mel de Dom Feliciano vai para os EUA e França

A Associação de Apicultores de Encruzilhada do Sul envia o mel para duas empresas de exportação de SC e uma de SP, seguindo depois a produção para EUA e França

Compartilhe:
19/04/2018 - 11h46min Ascom PM DFE / Foto: PM DFE / Divulgação Corrigir
Conforme o presidente da Associação de Apicultores de Encruzilhada do Sul, o mel de Dom Feliciano é “de excelente qualidade”. “Há uma grande potencialidade no município, em função das florestas – tanto silvestre, quanto de eucalipto”, observa. “Esta é uma atividade que tem tudo para se expandir no município”. A Associação envia o mel para duas empresas de exportação de Santa Catarina e uma de São Paulo, seguindo depois a produção para EUA e França. Em 2017, nove produtores de Dom Feliciano somaram o envio de 16 toneladas de mel para a Associação.

A Associação, que tem cerca de 40 associados, existe desde 1980, mas alavancou em 1998, quando criaram um “entreposto de mel”, onde é extraído, estocado, embalado e comercializado – a Casa do Mel. O apicultor donfelicianense, Evaldo Borowski, que produz mel há 34 anos, é um dos fornecedores para a Associação. Agora ele dá inicio a coleta e processamento de mel de outono – na atividade, além das coletas de verão e inverno, acontecem as entressafras. “A safra de outono vai ser boa – a expectativa é de 20 kg por caixa”, considera Evaldo. O mel desta época provém das florestas de eucalipto.
 
Mel não é tudo igual?
 
Não, conforme Evaldo outono é quando fazem a coleta do mel de eucalipto, e a primavera do mel silvestre. Entre eles, existem diferenças entre os tons, viscosidade e sabor, devido às plantas que fornecem o néctar. Por esse motivo, o fluído é classificado de acordo com a florada, ou seja, as espécies de flores das quais as abelhas retiram o néctar. O mel silvestre é proveniente de diversas flores – em Dom Feliciano se destaca a florada de carqueja.

Já o mel de flor de eucalipto possui um sabor mais forte e coloração escura, devido à alta concentração de ferro, magnésio, cálcio e enxofre. “Enquanto muitos reclamam das florestas de eucalipto, as abelhas agradecem”, diz Evaldo, considerando que, conforme técnicos, o eucalipto, se cultivado de maneira inadequada, pode não apenas secar as reservas de água subterrâneas mais próximas da superfície, os chamados lençóis freáticos, como inutilizar solos. “É a melhor flor que existe”. Do eucalipto transgênico, os apicultores se opõem - é uma ameaça ao mel orgânico.

Evaldo coleta e beneficia o mel na propriedade, fornecendo não só para Associação de Apicultores, como também para mercados da região e venda na propriedade. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (51) 99749 9609.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
CÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024SUPER SÃO JOSÉ