Geral

Autorizado chamamento de 388 aprovados em concursos do IGP e Susepe

Medida reitera caráter de prioridade dado à Segurança Pública pelo governo do Rio Grande do Sul

Compartilhe:
19/04/2018 - 17h22min Claiton Silva/SSP / Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini Corrigir

O governador José Ivo Sartori autorizou, nesta quinta-feira (19), o chamamento dos 106 aprovados no concurso público do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e de 282 aprovados no concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). São 35 peritos criminais, 35 peritos médico-legistas e 36 técnicos em perícias, 201 agentes penitenciários (APs) e 81 agentes penitenciários administrativos (APAs) aptos a dar início ao processo de treinamento.

Para o secretário Cezar Schirmer, a ação reitera o caráter de prioridade dado à Segurança Pública pelo governo do Estado. "Com este chamamento, completamos um ciclo de reposição de efetivo em todas as instituições vinculadas à secretaria. O IGP desempenha um papel fundamental no processo de investigação. O trabalho dos servidores do órgão é estratégico no combate à criminalidade. Na Susepe, estamos dando condições de operação às novas casas prisionais que iremos inaugurar até o final de 2018", frisou.

Após a publicação do ato de nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os candidatos do IGP terão prazo de 30 dias para apresentarem a documentação exigida. De acordo com a Divisão de Ensino do órgão, a formação dos aprovados deverá iniciar até o final de maio.

As aulas teóricas ocorrerão na Academia Integrada da Segurança Pública (ACISP), localizada na zona leste de Porto Alegre, durante 30 dias. Após esse período, inicia a formação prática, complementada por conteúdos teóricos avançados. Durante 60 dias, os alunos terão acesso aos conteúdos específicos e ao cotidiano do IGP diretamente nas sedes do Departamento de Criminalística (DC) e do Departamento Médico Legal (DML).

O diretor-geral do IGP, perito criminal Eduardo Lima Silva, salientou a importância do ingresso de novos servidores no quadro da instituição. "O governador Sartori soube observar as necessidades da instituição. A chegada dos novos servidores representará um reforço significativo e contribuirá sobremaneira para a redução do passivo de perícias", afirmou.

Reforço aos novos presídios

O chamamento dos servidores da Susepe completa o número de vagas previsto no edital do concurso, realizado em 2017. Todas as 720 serão preenchidas, fazendo com que haja efetivo suficiente para a operação das novas casas prisionais que serão inauguradas até dezembro: a Cadeia Pública de Porto Alegre II e o Presídio de Bento Gonçalves. Da mesma forma que ocorre no IGP, após a publicação do ato de nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os candidatos terão prazo de 30 dias para apresentarem a documentação exigida.

Com a chegada dos novos servidores, será possível também realocar efetivo para unidades em fase final de ampliação, como os presídios de Camaquã, Santiago e Cachoeira do Sul. "Uma ação alinhada com os investimentos significativos que vêm sendo feitos pelo governo estadual e que permitirá à Susepe manter um padrão de prestação de serviços alinhado com o que a legislação determina", avaliou o superintendente da instituição, Ângelo Carneiro.

O curso de formação dos novos APs e APAs terá a duração de 55 dias úteis e também será realizado na ACISP. O cronograma prevê 510 horas de aulas teóricas, divididas em dois turnos, e 40 horas de estágio supervisionado. As disciplinas ministradas são agrupadas em três eixos básicos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES