Geral

MUNDO: último menino e treinador são resgatados de caverna na Tailândia

Grupo de 13 pessoas ficou preso durante duas semanas

Compartilhe:
10/07/2018 - 13h12min Correio do Povo / Foto: Ye Aung Thu / AFP Corrigir

Sucesso total. Após duas semanas presos dentro de uma caverna inundada, o último menino e seu treinador foram resgatados pouco antes das 9h (horário de Brasília) desta terça-feira (10) na Tailândia, de acordo com informações da rede de notícias norte-americana CNN. A complexa operação durou três dias e contou com um grande grupo de socorristas e mergulhadores do país e de outros lugares do mundo.

A terceira etapa da missão de resgate foi rápida e conseguiu retirar cinco pessoas - quatro meninos e o treinador. Nessa segunda, outros quatro garotos haviam sido retirados da caverna inundada. Conforme a CNN, ao menos 19 mergulhadores acompanharam as operações de hoje.

Segundo Narongsak Osottanakorn, chefe da célula de crise, um médico e três membros da Marinha tailandesa que estavam com o grupo desde sua localização, na semana passada, também devem sair nesta terça da caverna. Uma equipe de mergulhadores especializados e auxiliados por elementos de elite da marinha tailandesa conduziram com perfeição as operações que foram meticulosamente planejadas. Entre os túneis inundados e estreitos por onde tiveram de passar, o percurso era longo e cheio de obstáculos mesmo para mergulhadores experientes.

Treino antes da saída

Os meninos não tinham experiência de mergulho e muito menos sabiam nadar. Os socorristas os treinaram a como usar a máscara e respirar debaixo da água através de um tanque de oxigênio. Um dos temores é que eles pudessem ter um ataque de pânico durante a travessia, mesmo que escoltados por um mergulhador.

A morte na sexta-feira passada de um ex-oficial da elite da marinha nacional que ficou sem oxigênio em uma área profunda da caverna ampliou as preocupações das autoridades sobre os perigos da rota de fuga. Mas a arriscada operação teve início e, no domingo, quatro meninos foram resgatados. Outros quatro foram libertados nessa segunda.

Drama chama a atenção do mundo

A Tailândia acompanhava a saga dos 12 menores de idade (de 11 a 16 anos), membros de um time de futebol, e de seu treinador de 25 anos, que ficaram presos na caverna em 23 de junho com o aumento do nível da água. O drama também era acompanhado em todo mundo: centenas de jornalistas estrangeiros estiveram na região da caverna e os meninos receberam mensagens de apoio de várias celebridades. O comandante da junta militar que governa a Tailândia desde o golpe de Estado em 2014, general Prayut Chan-O-Cha, visitou o local na segunda-feira.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)