Saúde

Estamos no Outubro Rosa e a Câmara de Camaquã orienta para a prevenção do câncer de mama

Até o dia 31 deste mês são realizados exames de mamografia gratuitos, sem necessidade de consulta, no CT Imagem, que fica no Hospital Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe:
10/10/2018 - 16h02min Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Imagem: Divulgação / CV Corrigir

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada especialmente no mês de outubro e se dirige à sociedade e às mulheres para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sendo assim, a Câmara Municipal, em adesão à campanha, neste mês, publica informação educativa sobre o assunto. Vamos falar sobre prevenção!? 

Quando surgiu?

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, a atividade tem sido promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos. 

Importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama tem atingido cada vez mais mulheres jovens e, conforme dados do Ministério da Saúde, é o tipo de câncer que mais vitima mulheres no Brasil. O autoexame deve ser rotineiro na vida de toda mulher. A mamografia deve ser realizada, segundo orientação dos especialistas, no mínimo, uma vez por ano. Conforme o oncologista Fernando Maluf, “as taxas de cura da doença são elevadas, e podem chegar aos 95%, quando o diagnóstico é precoce”, afirma. 

Exames gratuitos

Até o dia 31 deste mês, integrando a Campanha Outubro Rosa, estão sendo realizados  exames de mamografia gratuitos no CT Imagem, que fica no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA). O público-alvo são mulheres entre 40 e 70 anos. Para a interessada realizar o exame é só retirar um formulário, em qualquer unidade de saúde, ou no próprio CT Imagem, e preencher com os dados pessoais para agendar o exame.

Enquanto houver disponibilidade serão agendados os exames. Embora o serviço seja prestado em todos os meses do ano, neste mês de outubro  as pacientes não precisam passar por uma consulta para encaminhar a mamografia.  Em caso de dúvida, ligue para o CT Imagem: (51) 3671-7965, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Fique de olho na programação dos órgãos de saúde. Especialmente em outubro, muitas instituições ofertam consultas, promovem campanhas, chamam a população para eventos de conscientização e de prevenção. Não fique de fora: abrace essa ideia e cuide-se sempre.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNET