Cultura

FOTOS E VÍDEOS: aberta oficialmente a 38ª Feira do Livro de Camaquã

Feira do Livro acontece até domingo (21), na AABB

Compartilhe:
18/10/2018 - 16h45min Fotos: Juares da Luz / Blog do Juares Corrigir

Foi realizada na noite dessa quarta-feira (18) a abertura oficial da 38ª Feira do Livro de Camaquã, que ocorre de 17 a 21 de outubro, na Associação Atlética Bando do Brasil (AABB). A edição deste ano tem como tema ‘‘Nossa História Nossa Cultura’’ e lema ‘‘Navegando nos Mares da Literatura’’.

Nesta edição foi convidada a representante da Família Garibaldi no Brasil, a geógrafa e escritora Elma Sant’Ana para ser a patrona da feira, com mais de 30 títulos publicados e especialista na cultura gaúcha.

VEJA AS FOTOS!

Estiveram presentes no evento o prefeito de Piratini, a cidade homenageada na 38ª Feira do Livro de Camaquã, Vítor Ivan Gonçalves Rodrigues, juntamente com o secretário da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Piratini, Fladimir Moura Gonçalves, Mário Garcia, secretário Municipal da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude e a secretária da Fazenda, Jane Beatriz do Couto Leite, representando o governo municipal.

Ainda prestigiaram a abertura da Feira do Livro secretários municipais, o vereador professor Claiton Silva, presidente da Câmara de Vereadores e sua esposa, os vereadores Mozart Pielechowski dos Santos e Ronaldinho, entre outras autoridades, convidados e escolas.

A Orquestra de Câmara Getúlio Vargas (OCGV) realizou apresentações musicais, e logo a seguir, em seus pronunciamentos foi citada a história de Giuseppe Garibaldi e o vínculo de Camaquã com a primeira capital do Rio Grande do Sul, a cidade de Piratini.

Em sua fala, o secretário Mário Garcia após seus agradecimentos disse, ‘‘temos que nos unir para estimular a cultura e formação de leitores em nossa cidade’’, reforçando que o caminho certo para o futuro é através da leitura e do conhecimento.

A cidade de Piratini foi citada por todos que se pronunciaram, elevando a importância daquele município, já a patrona Elma Sant’Ana, lembrou em poucas palavras os fatos da história que estão sendo retratadas na Feira do Livro 2018, ‘‘Garibaldi passou por Camaquã, participando da Guerra dos Farrapos como comandante da marinha rio-grandense, e comandante das águas do Rio Camaquã, o construtor de barcos no estaleiro da república’’, relatou Elma Sant’Ana, Patrona da feira.

No momento em que o prefeito de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, fez seu pronunciamento, além de exaltar a importância das duas cidades na história do Estado, falou da alegria em ser a cidade homenageada nesta feira do livro, ‘‘estamos muito felizes pelas homenagens, obrigado a toda a equipe do governo de Camaquã pela lembrança. É com muita alegria que nós recebemos este carinho de Camaquã, esperamos mais frequentemente estarmos juntos com esta cidade’’, finalizou o prefeito Vitor Ivan.

A homenagem

Por ser Camaquã o lugar onde foram construídos os Lanchões que fizeram história durante a Revolução Farroupilha, e por ser Piratini a 1ª Capital Farroupilha em 1836, entre outros tantos fatos que unem os dois municípios, foi escolhida para ser homenageada na 38ª Feira do Livro de Camaquã, a cidade de Piratini, representada por seu prefeito Vítor Ivan Gonçalves Rodrigues e o secretário da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Fladimir de Moura Gonçalves.

VÍDEO: Vítor Ivan Gonçalves Rodrigues, prefeito de Piratini, participou da abertura da 38ª Feira do Livro de Camaquã

VÍDEO: Mário Garcia, secretário da Cultura, comenta sobre a abertura da 38ª Feira do Livro de Camaquã

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABBAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS