Esportes

Palmeiras supera o Vasco e conquista o Brasileirão

Deyverson fez o 1 a 0 em São Januário e garantiu a taça para a equipe de Felipão

Compartilhe:
25/11/2018 - 21h11min Correio do Povo / Foto Paulo Sérgio/Agência F8/Estadão Conteúdo Corrigir

O Campeonato Brasileiro tem um campeão indiscutível. Invicto há 22 jogos, dono do maior número de vitórias, time que mais marcou gols e que menos sofreu na competição, o Palmeiras bateu o Vasco por 1 a 0, neste domingo (25), em São Januário e chegou ao seu décimo título nacional. A festa no Rio, em São Paulo e Brasil afora é do Palmeiras. A conquista deste domingo coroa uma campanha quase irrepreensível a partir da reta final do primeiro turno. Depois de um início titubeante sob o comando de Roger Machado - que deixou a equipe em julho, na sétima posição -, o clube paulista trouxe de volta o velho conhecido Luiz Felipe Scolari e não perdeu mais na competição.

O título também demonstra mais uma vez que enquanto bons times vencem jogos, bons elencos ganham campeonatos. E o Palmeiras tem os dois. O décimo título nacional do clube se tornou realidade mesmo que Felipão tenha usado mais de duas dezenas de jogadores diferentes ao longo do Brasileirão. Ainda assim, diante do Vasco a equipe chegou a 22 partidas sem perder no torneio. O jogo deste domingo, contudo, não foi uma exibição de encher os olhos. Contra os cariocas, o Palmeiras jogou como se estivesse administrando a vantagem na tabela do Brasileirão e não parecia ter pressa em vencer. 

Com Felipe Melo e Bruno Henrique firmes à frente da área, a equipe fez um primeiro tempo sem sobressaltos na defesa e pouco inspirado no ataque. Dudu iniciou no lado direito e terminou na outra ponta. Lucas Lima, sem espaço para criação, estava pouco inspirado. Mais à frente, Willian se limitava a passes laterais e Borja era figura nula. O que pareceu motivar o Palmeiras foram os dois gols do Flamengo sobre o Cruzeiro em Minas, resultado que levava a definição do campeonato para a última rodada. Coincidência ou não, na etapa final a equipe paulista resolveu avançar suas linhas e a ser mais incisivo na frente. 

Deyverson entrou na vaga de Gustavo Borja, Scarpa substituiu Lucas Lima e as chegadas até então esporádicas ao gol de Fernando Miguel passaram a ser mais comuns. O gol que começou a sacramentar o título surgiu aos 27 minutos, e nasceu de uma jogada bem tramada do ataque palmeirense. Dudu lançou Willian pelo lado da área e o atacante tocou no meio para Deyverson, completamente livre, mandar para o gol. 

A abertura do placar significou também o começo da festa do torcedor palmeirense que lotou seu espaço no São Januário - e também de alguns que se infiltraram em meio à torcida vascaína. Dentro de campo, fez ainda o Palmeiras retomar o cuidado defensivo visto no primeiro tempo. O time decidiu parar de ir ao ataque. E nem precisava mesmo. O título nacional, o décimo da história, já era do Palmeiras. Agora, no próximo domingo, o time fará a festa ao lado da sua torcida, no Allianz Parque, contra o Vitória. No mesmo dia, o Vasco, com 42 pontos, enfrentará o Ceará como visitante. 

Início de ano irregular 

Em 22 de novembro de 2017, Roger Machado foi anunciado como novo técnico do Palmeiras. Na primeira competição oficial, o estadual, a equipe alviverde dominou a fase inicial de ponta a ponta, terminando a seis pontos do Novorizontino. Nas quartas, voltou a superar a equipe de Novo Horizonte, com duas goleadas. Nas semi, passou pelo Santos nos pênaltis e acabou perdendo a final para o Corinthians, também nas penalidades máximas. 

Na Copa do Brasil, Roger Machado comandou a partir das oitavas de final e iniciou superando o América-MG. Porém, não teve tempo para seguir na competição, já que as quartas foram disputadas em agosto e o técnico acabou demitido na 15ª rodada do Brasileiro, em 26 de julho, quando perdeu para o Fluminense e passou ocupar a 7ª colocação. No momento da mudança de rumo, o time havia vencido seis partidas, empatado cinco e perdido quatro. 

Mudança e arrancada 

Sob o comando do técnico do sub-20, Wesley Carvalho, o Palmeiras iniciou a arrancada rumo ao título com uma goleada sobre o Paraná, no Allianz Parque, por 3 a 0. Na estreia de Felipão, 0 a 0 com o América-MG, no estádio Independência, com direito a pênalti perdido por Jean. Na sequência, o time embalou com três vitórias seguidas sobre o Vasco, 1 a 0, em casa; 3 a 0 contra o Vitória, na Bahia; e 2 a 0 no Botafogo, em São Paulo. 

Enquanto isso, nas quartas da Copa do Brasil, superou o Bahia com um empate em 0 a 0, em Salvador, e 1 a 0, no Pacaembu, com um time misto. Na Libertadores, avançou para as quartas superando o Cerro Porteño fora, por 2 a 0, e perdendo em casa, por 1 a 0. Pelo Brasileiro, na quinta colocação, o confronto seguinte foi contra o Inter, vice-líder, no Beira-Rio, e terminou em 0 a 0. 

Setembro começou com nova série de vitórias sobre a Chapecoense, Atlético-PR e Corinthians. Na sequência empatou com o Bahia, em Salvador, e voltou a fazer uma sequência de vitórias: Sport, Cruzeiro, quando assumiu a liderança do Brasileiro na 27ª rodadas, São Paulo, Grêmio, por 2 a 0, em São Paulo, e Ceará. 

Queda na Copa do Brasil e na Libertadores 

Porém, acabou desclassificado pelo Cruzeiro nas semifinais da Copa do Brasil, com derrota em casa e empate em 1 a 1, em Minas. Pela Libertadores, superou o Colo-Colo nas quartas com duas vitórias por 2 a 0. Entretanto, na semi, acabou desclassificado pelo Boca Juniors, com derrota em Buenos Aires, e empate em São Paulo. A decepção no torneio sul-americano foi contornada com o título brasileiro conquistado neste domingo. 

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAIO 2024
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAIO 2024CÂMERASTBK INTERNET