Polícia

Empresário de Dom Feliciano é investigado por fraude na venda de passagens aéreas para idosos de PoA

Vítimas tiveram prejuízo de cerca de R$ 250 mil

Compartilhe:
06/12/2018 - 11h23min Gaúcha ZH / Foto: Polícia Civil / divulgação Corrigir

A Polícia Civil investiga uma suspeita de fraude envolvendo a venda de passagens aéreaspara um grupo de uma paróquia da zona sul de Porto Alegre. Vinte e uma pessoas, a maioria idosos, e o padre da Igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, pagaram adiantado cerca de R$ 250 mil a uma agência de turismo de Dom Feliciano, zona sul do Estado, para uma viagem de turismo religioso para Itália, Israel e Palestina.

Contudo, tiveram a rota alterada e programas cancelados. Além de supostas ameaças e constrangimentos, precisaram pagar a mais para voltar ao Rio Grande do Sul. 

Agentes da Delegacia do Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram na manhã desta quinta-feira (6) três mandados de busca e apreensão em Dom Feliciano e em Camaquã. Os alvos são duas agências de turismo e a residência do proprietário dos dois locais.

O homem, que não está tendo o nome divulgado, é suspeito de estelionato. Segundo a polícia, ele tem nove registros de ocorrência por delitos diversos (estelionatos, crimes contra a economia popular, ameaça e falsidade ideológica).

De acordo com o delegado Rafael Liedtke, responsável pela investigação, 10 pessoas foram ouvidas após procurarem a polícia. Uma delas tem 88 anos de idade.

Investigação

Após instauração de inquérito, Liedtke apurou que a fraude consistia em induzir as vítimas ao erro, mediante a promessa de fornecer passagens aéreas mais baratas do que os preços efetivamente praticados no mercado. O suspeito teria procurado o grupo e se comprometido a fornecer passagens, hospedagens completas, guia e custeio com alimentação e passeios.

— Ele chegou a dizer que as vítimas não precisavam nem levar dinheiro, porque tudo já estava pago e até teria oferecido toda assistência para uma idosa que necessita usar bengalas — ressalta Liedtke. 

No dia marcado para o início da viagem, no início de outubro deste ano, as vítimas já começaram a sofrer prejuízos no aeroporto Salgado Filho, uma vez que não havia passagens aéreas emitidas para todas as 22 pessoas. 

Durante os 15 dias de duração da viagem, que deveria ser uma espécie de peregrinação religiosa nos pontos turísticos, o grupo sofreu diversos prejuízos. Alguns passeios já pagos e contratados sequer ocorreram, como também eram avisados nos hotéis sobre a ausência da reserva da hospedagem. Em alguns casos, como o dinheiro não era repassado aos destinatários, os próprios turistas pagavam espécie de caução em hotéis.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ