Polícia

Criança é encontrada morta com sinais de espancamento em Encruzilhada do Sul

O menino tinha apenas dois anos. O principal suspeito é o padastro, que desapareceu após o ocorrido

Compartilhe:
06/12/2018 - 13h57min Portal Gaz/Redação Jornal do Sudeste / Foto: Divulgação Corrigir

Enzo Gabriel Quintana Dilenburg, de apenas dois anos, foi levado por uma vizinha e pela mãe, de 32 anos, ao Pronto Atendimento São Miguel por volta das 5h30, da quarta-feira (05). A direção do hospital relatou que ele teria chegado com uma parada cardíaca e diversas lesões pelo corpo. Os médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso. Questionada sobre o que havia acontecido com o filho, a mãe disse que havia encontrado a criança no berço pela manhã, desacordada, e contou uma história confusa à polícia.

“Ela falou que não viu nada, porque estava dormindo, e que havia uma outra pessoa na casa, mas não sabia quem era”, revelou a delegada Raquel Schneider. Ela deve ser ouvida novamente hoje.
De acordo com Raquel, informações preliminares do Departamento Médico Legal (DML) de Cachoeira do Sul apontaram que Enzo foi vítima de um homicídio. A causa da morte seria politraumatismo. A suspeita da Polícia Civil é de que o menino foi espancado. “Ele teve uma costela fraturada, a cabeça chacoalhada e sinais de uma possível esganadura, além de hematomas pelo corpo e no rosto”, explicou a delegada.

O padrasto da criança, de 32 anos, desapareceu após o ocorrido. Ele é tido como o principal suspeito do crime. Segundo a delegada, o Conselho Tutelar de Encruzilhada havia recebido uma denúncia anônima em setembro deste ano. A equipe teria ido até a residência da família, mas não chegou a encontrar ninguém. Além de Enzo, a mãe tem um outro filho, de 6 anos. Até o momento, não há confirmação de que o garoto sofreria maus-tratos.
Ainda conforme Raquel, a mãe das crianças é natural de Venâncio Aires. Já o padrasto nasceu em Santa Cruz do Sul, mas reside há muitos anos em Encruzilhada. Por enquanto, a Polícia Civil não revela o nome dele.

De acordo com a direção do Hospital Santa Bárbara, Enzo já havia recebido atendimento na instituição diversas vezes. Em um dos episódios, ele chegou à casa de saúde com uma fratura na perna e uma lesão na cabeça. Na ocasião, a mãe disse que ele teria caído do berço. O atendimento mais recente, antes do falecimento, aconteceu nessa segunda-feira. O menino foi levado à instituição com dores abdominais, passou por atendimento e foi liberado.

O caso mais grave, contudo, foi registrado no dia 20 de setembro. Enzo chegou ao hospital com hematomas no abdômen e nas costas.

Questionada, a mãe não soube explicar com clareza a origem dos machucados. A médica que atendeu o menino estranhou a situação e solicitou uma série de exames, mas a mãe negou e solicitou a alta do menino, informando que o levaria para Canoas. Segundo informações da casa de saúde, ela teria chegado a perguntar se Enzo corria risco de morte antes de ir embora com o garoto.

Na manhã dessa quarta-feira (5), assim que Enzo deu baixa no hospital, a instituição acionou o Conselho Tutelar e a Polícia Civil. O irmão de Enzo, de 6 anos, estava junto com a mãe no local, mas não apresentava sinais de violência.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR