Política

Gleisi vai à Venezuela para representar o PT na posse de Maduro

Em nota, partido afirma que reconhece "o voto popular" pelo qual presidente venezuelano foi reeleito, "conforme regras constitucionais vigentes"

Compartilhe:
10/01/2019 - 10h15min GaúchaZH / Foto: Pedro França / Agência Senado/Divulgação Corrigir

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou que estará em Caracas, nesta quinta-feira (10), para a posse de Nicolas Maduro. O novo mandato do presidente venezuelano não é reconhecido pela Assembleia Nacional e é contestado por diversos países – incluindo Estados Unidos e o Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte.

Em nota publicada no site do partido, Gleisi afirma que o PT rechaça "a política intervencionista e golpista incentivada pelos Estados Unidos, com a adesão do atual governo brasileiro e outros governos reacionários" contra a Venezuela. A sigla ainda reitera que reconhece a eleição de Maduro para um novo mandato.

"Reconhecemos o voto popular pelo qual Nicolas Maduro foi eleito, conforme regras constitucionais vigentes, enfrentando candidaturas legítimas da oposição democrática", diz a nota assinada por Gleisi.

No sábado, a Assembleia Nacional venezuelana, equivalente ao Congresso Nacional do país, declarou que o novo mandato do presidente é ilegítimo e que apenas o Parlamento é a representação legal do povo. Segundo a Assembleia, a partir desta quinta-feira, a presidência do país será usurpada.

A declaração de ilegitimidade aconteceu um dia depois de o Grupo de Lima, reunião de países das Américas, ter pedido a Maduro que se abstivesse de assumir o novo mandato e transferir o poder para o Parlamento enquanto realizava "eleições democráticas". 

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
Mais Lidas
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)