Geral

Colônia de morcegos que apareceu em Porto Alegre intriga especialistas

A colônia está confinada no forro de um prédio no centro de Porto Alegre

Compartilhe:
22/01/2019 - 15h40min Correio do Povo / Foto: Divulgação/Blog do Juares Corrigir

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) monitora uma colônia de morcegos que se instalou no forro de um prédio localizado no Centro de Porto Alegre. O trabalho conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Instituto Sauver. A colônia, que apareceu rua Voluntários da Pátria, é do tipo maternidade, considerado raro, com machos, fêmeas e dezenas de filhotes.

Os morcegos, da espécie Tadarida brasiliensis, recorrem a espaços da zona urbana nos meses de calor devido à abundância de alimento, como baratas, mosquitos, mariposas e cupins. Conforme os filhotes conseguem voar, a colônia entra em processo de migração de saída da cidade, o que geralmente ocorre em fevereiro. “No caso da ocorrência deste tipo de colônias de morcegos, o procedimento adequado e permitido por lei é aguardar até que abandone o local e, após, proceder a limpeza para remoção das fezes”, explica a bióloga da Smams, Soraya Ribeiro.

A colônia está confinada no forro do prédio. Os animais saem para se alimentar pelas aberturas e não oferecem risco a quem usa o prédio.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB