Educação

RS tem a maior queda em matrículas em tempo integral no Ensino Médio do país

Enquanto jornada ampliada cresce no Brasil, com incentivos a escolas públicas nessa modalidade, Estado vê número de matrículas diminuir 28,43%, como mostra o Censo Escolar 2018

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06/02/2019 - 09h14min GaúchaZH Corrigir

Na esteira da reforma do Ensino Médio, lançada com objetivo de, principalmente, combater a evasão e melhorar a qualidade da educação nessa etapa escolar, o governo federal apostou no incentivo a escolas de tempo integral. Prometeu recursos, pediu aos Estados que apontassem quais escolas públicas poderiam dar início ao ensino integral, afirmou que garantiria incentivos para que tudo se tornasse realidade. Dois anos depois, o número de matrículas na modalidade de fato teve um impacto: na soma das redes estaduais, aumentou 20% de 2017 para 2018. Apesar disso, três Estados registraram queda na quantidade de estudantes matriculados em tempo integral no Ensino Médio: Bahia, Rondônia e Rio Grande do Sul. E a maior diminuição foi no Estado gaúcho, havia 6.985 alunos em 2017, e o total caiu para 4.999 no ano passado — uma variação de 28,43%. Os dados fazem parte do Censo Escolar, que teve sua mais recente edição divulgada na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Questionada, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-RS) não aponta uma razão clara para essa queda. A Seduc indica, no entanto, que "foram identificados casos de mudanças de alunos da modalidade integral para a regular no turno da noite, por motivos pessoais, como entrada no mercado de trabalho, por exemplo".

A secretaria afirma que "os dados sobre o ano de 2018 estão em processo de apuração para que possam ser avaliados todos os principais indicadores, como matrículas, aprovações, reprovações, abandono, entre outros. O objetivo é identificar o impacto do ensino integral no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos".

O ensino em tempo integral é apontado por especialistas como uma forma de garantir mais qualidade na educação, uma vez que os estudantes têm mais contato com conteúdos escolares. É uma modalidade, contudo, mais cara. 

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