Política

Leite participa de reunião na sede da GM em Gravataí e se diz confiante em 'bons anúncios no futuro'

Multinacional dona da Chevrolet enfrenta crise e repensa sua atuação, incluindo o Brasil. Governador do Rio Grande do Sul visitou a unidade nesta sexta-feira (8)

Compartilhe:
08/02/2019 - 14h51min G1/ Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini Corrigir

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), participou de reunião na manhã desta sexta-feira (8) na fábrica da General Motors em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Após o encontro, ele disse estar confiante em um ajuste na empresa e em anúncios futuros.

"A própria manutenção das atividades da GM no Brasil importará novos investimentos bilionários, inclusive no estado do Rio Grande do Sul", afirmou.

Em janeiro, a GM, que é dona da Chevrolet, enviou um comunicado aos funcionários, no qual diz que, após três anos de fortes perdas, a operação brasileira atingiu "um momento crítico que exige sacrifícios de todos".

A carta também tem citações feitas pela presidente-executiva da GM, Mary Barra, que ameaça retirar as operações da Chevrolet na região: "Não vamos continuar empregando capital para perder dinheiro."

A Chevrolet é a líder de mercado no Brasil desde 2016.

A Chevrolet possui uma fábrica no estado gaúcho, inaugurada em 2000 em Gravataí. No local, são produzidos os modelos Onix (o veículo mais vendido do Brasil) e Prisma.

"Eu estou muito confiante. Mas essa confiança vem de observar que a relação que está se desenvolvendo da empresa com todos aqueles que se envolvem com ela, especialmente seus funcionários, são promissores e apontam para o bom ajuste e, consequentemente, para bons anúncios no futuro", acrescenta.

No encontro, estiveram presentes os secretários estaduais Marco Aurélio Cardoso (Fazenda), Dirceu Franciscon (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Paulo Morales (Chefe de Gabinete), além do presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, vice-presidente, Marcos Munhoz, e diretor de produção do complexo gaúcho, Luis Mesa.

No dia 30 de janeiro, Leite se reuniu com executivos da General Motors em São Caetano do Sul (SP).

A exemplo do que já havia salientado, reiterou que fará o que for possível "para dar as condições de a empresa manter e aumentar investimentos no estado do Rio Grande do Sul", sem fazer anúncios concretos.

No entanto, nenhum investimento no local foi anunciado.

Situação da GM no país

A unidade gaúcha integra as operações da GM Mercosul, que tem outras três no Brasil – em São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo, e uma fábrica de motores, em Joinville (SC). O braço regional da empresa ainda opera uma unidade em Rosário, na Argentina.

A GM tem em andamento projeto que prevê investimento de R$ 13 bilhões no país até 2020, dos quais R$ 1,4 bilhão na fábrica no Rio Grande do Sul, para a montagem de novos modelos de veículos.

Leite acrescentou que acompanha o que é determinante nas relações da empresa, que segundo ele são as relações com seus concessionários, fornecedores e principalmente com os sindicatos "de forma a dar a ela as condições de projeção de manutenção dessas atividades e ampliação das atividades no Brasil."

"De toda essa relação poderá surgir uma programação de investimento bilionário da GM nos próximos anos, não é só manutenção da atividade", encerrou.

Nesta quinta-feira (7), os funcionários da fábrica de São José dos Campos aprovaram um acordo com a GM, que congela o salário e reduz a participação nos lucros da empresa. Em troca, a empresa se comprometeu a investir na unidade do interior paulista.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ