Geral

Maior 'superlua' de 2019 marca céu de fevereiro; planetas também ficarão visíveis

11/02/2019 - 09h58min Metro / Foto: Pixabay Corrigir

No próximo dia 19 de fevereiro, cidades de todo o mundo poderão apreciar no céu a maior superlua do ano de 2019. Isso porque o evento ocorrerá no momento em que a Lua estará na fase cheia.

Segundo a União Astronômica Italiana (Uai), o fenômeno acontece quando a Lua está à uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu – ponto da órbita em que um planeta está mais próximo da Terra – da sua órbita.

Nesta data, a Lua atingirá o perigeu a 356.761 quilômetros da Terra, às 9h03. No entanto, às 18h17, a Lua irá aparecer maior do que é habitual, tanto pelo fenômeno, quanto por estar próxima do horizonte, o que garante um "efeito extra de ampliação".

De acordo com os dados, no céu de fevereiro também surgirão alguns planetas visíveis a olho nu. No dia 18, antes do nascer do sol, será possível observar a conjunção entre Vênus e Saturno no horizonte a sudeste, que se encontrará na constelação de Sagitário.

Além disso, logo depois do pôr do sol, Mercúrio ficará visível no horizonte ocidental. Já Júpiter, Vênus e Saturno poderão ser vistos apenas pela manhã, no oriente, antes do nascer do sol.

MAIS NOTÍCIAS

Petroman
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA JARDIM
SERVI
ELETRO CLIC
TAXISTAS APP
Vencato Casas
PEGLOW
ROGÉRIO CALÇADOS
MA EXCURSÕES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SPEED CAR
Lucas Imobiliária
FORMATTA RH
Studio Master
JOMAR GÁS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +