Entretenimento

Bombeiros: heróis sem capa da vida real

Vagner Serratte, bombeiro camaquense, relata um pouco sobre sua profissão no município

Compartilhe:
17/02/2019 - 08h38min Daniel Larusso - Blog do Juares / Foto: Daniel Larusso / BJ Corrigir

Os bombeiros desempenham uma função muito mais importante do que apenas apagar incêndios. Além de salvar vidas, essa profissão é responsável também por conscientizar a população e “manter o controle das coisas”, podemos dizer que cada vez mais os bombeiros participam ativamente na sociedade brasileira.

Para conhecer um pouco mais sobre essa fundamental profissão, eu resolvi conversar com Vagner Serratte, bombeiro camaquense que relata um pouco sobre a profissão em Camaquã.

Você sabia que os bombeiros em Camaquã ministram palestras em escolas, empresas e outras instituições? Se não sabia, isso é um claro exemplo para você de que a profissão cumpre um papel muito mais importante do que se possa imaginar. Além disso, as crianças gostam tanto da participação dos bombeiros, que até sonham em se tornar bombeiro um dia, relata Vagner.

Dos casos mais simples aos mais complexos, a agilidade e eficiência do Corpo de Bombeiros não medem esforços. Seja um incêndio, acidente, ou até mesmo a retirada de um gatinho em cima da árvore, chamou? Eles estarão lá. Vagner relata que na maioria das ocorrências em Camaquã, apesar de ser um trabalho muito cauteloso, é algo mais “tranquilo”. Entretanto, em alguns casos, as coisas podem ficar mais severas, como por exemplo, o caso em que um pescador sofreu um ataque de enxame de abelhas.

“Todo mundo é irmão aqui”, diz Vagner ao ser questionado sobre como é o relacionamento entre a equipe dos bombeiros. Ele ainda conta que embora cada um tenha suas características, é fundamental que na “hora da ocorrência”, todo mundo deve se ajudar mutuamente.

Vagner ressalta que Camaquã possui o Corpo de Bombeiros Misto que integra ao município Corpo de Bombeiros Militar do Estado em ações de prevenção e combate a incêndio, de socorro em caso de calamidade pública ou de defesa permanente do meio ambiente, busca e salvamento, para proteção dos bens municipais, serviços e instalações, florestas e mananciais, patrimônio histórico-cultural e, ainda, na realização de atividades nas áreas de turismo ecológico, vigilância sanitária, defesa civil e desportos, ou seja, um convênio com o Corpo de Bombeiros Militar.

“Continuar crescendo e servindo” é o sonho que Vagner percorre durante sua trajetória como bombeiro. Além disso, é um caminho pessoal e profissional que ele procura buscar na sua vida.

Para Vagner, um bombeiro não pode deixar de ir em frente a diversas situações, deixar de ajudar o próximo. É característica fundamental que o bombeiro tenha coragem e “vontade de encarar”.

Além Do que os Olhos Podem Ver é uma série de crônicas/reportagem escritas por Daniel Larusso, publicadas no portal de notícias Blog do Juares. Além do que os olhos podem ver narra histórias que não ganham muita visibilidade entre a sociedade, histórias de amor, superação, histórias que mostram que há muito mais do que nós podemos observar. A notícia está em todo o lugar, basta que o jornalista saiba buscá-la. O autor está atrás de histórias, não importa onde, quando, porquê ou como.

Confira os episódios anteriores:

9. Altamiro, o vendedor camaquense reconhecido por dedicação e humildade

8. Seu Dilso e Dona Gabriela: uma história de amor e união

7. Manoel: o gari camaquense

6. Tio Plínio: o frentista carismático

5. Benzedeiras: mulheres que curam pela fé

4. A memória da Praça dos Macacos

3. Preta também merece uma crônica

2. Dona Deja, a mulher que jamais desistiu

1. Pépe, o xodó do IFSul

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABBTBK INTERNETAFUBRA MAR 2024