Geral

Recolhimento de eletrônicos será realizado no dia 22 em Camaquã

Atividades de descarte ocorrem a partir das 8 horas, na Praça Zeca Netto

Compartilhe:
18/02/2019 - 15h40min Ascom PM Camaquã / Foto: Divulgação Corrigir

Dando continuidade ao programa de logística reversa, a Secretaria do Meio Ambiente realizará, em parceria da empresa NatuSomos, o recolhimento de eletrônicos no dia 22 de fevereiro, a partir das 8 horas, na Praça Zeca Netto. Neste dia, serão recolhidos os equipamentos para descarte de pessoas residentes apenas em Camaquã.

Esse encaminhamento não representa custo para a Prefeitura que assinou um termo de parceria com a empresa NatuSomos de Horizontina, que realiza o transporte do material gratuitamente. A empresa é especializada em reciclagem de eletrônicos, tendo capacidade instalada de 25 toneladas/dia de processamento de materiais. Após a coleta, é realizada a descaracterização, separação e moagem do material que volta para as indústrias, transformando-se em matéria prima reutilizável no mercado.

O recolhimento de lixo eletrônico produzido pelos munícipes é realizado pela Prefeitura, através da SMMA, desde 2013, quando foi implantada a logística reversa em Camaquã.

É importante que o lixo eletrônico tenha o seu descarte correto para evitar a contaminação da água e do solo. O descarte correto garante também o total reaproveitamento dos materiais e destinação correta dos mesmos. Ao descartar incorretamente, muitas vezes, os catadores acabam retirando somente o que é de fácil acesso e o que podem vender, deixando o resto do material em lugares inadequados e que acabam tendo elementos como metais pesados se misturando a natureza e contaminando-a. Os materiais utilizados na fabricação dos celulares, computadores, impressoras e periféricos, como o cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, são altamente cancerígenos e até letais, caso sejam absorvidos por pessoas ou animais em grandes quantidades.

Para combater esse descarte incorreto é preciso que a população encaminhe seu material para a Secretaria do Meio Ambiente e também atue como fiscalizadora, denunciando possíveis descartes irregulares desses materiais.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (51) 3671-5379 ou diretamente no Centro Administrativo, Rua Manoel da Silva Pacheco, 496.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES