Mundo

Com fronteira fechada, venezuelanos usam desvios para entrar no Brasil

Bloqueio entre os dois países foi determinado na quinta-feira pelo presidente Nicolás Maduro

Compartilhe:
22/02/2019 - 10h18min GaúchaZH / Foto: Matheus Schuch / Agencia RBS Corrigir

A fronteira da Venezuela com o Brasil na cidade de Pacaraima, em Roraima, permanece fechada nesta sexta-feira (22). Seguindo ordem do presidente Nicolás Maduro, militares do país vizinho impedem o fluxo de veículos e de pedestres desde a noite de quinta-feira (21).

Para driblar o bloqueio e conseguir ingressar no Brasil, diversos grupos de venezuelanos usavam caminhos alternativos, as chamadas "trincheiras". São trilhas por trás de morros que ficam no entorno do posto de fiscalização. 

Contudo, por volta das 9h40min (pelo horário de Brasília), autoridades reforçaram o policiamento e fecharam essas passagens. Tiros de alerta chegaram a ser disparados pelos militares venezuelanos.

Preocupada com a decisão de Maduro de negar o ingresso de caminhões com ajuda humanitária de outros países, a advogada Greyza Farias Noriega, 25 anos, deixou o seu país e decidiu tentar a vida no Brasil. Ela conseguiu cruzar a fronteira no começo da manhã desta sexta, utilizando um dos desvios.

Em tratamento contra um câncer, disse que não estava recebendo atendimento médico e relatou um ambiente de "caos" nos hospitais locais.

— No hospital onde uma amiga está recebendo tratamento, 30 crianças morreram, nos últimos 10 dias, de desnutrição — relatou, referindo-se a uma unidade hospitalar de Maturín, sua cidade natal.

Segundo Greyza, a falta de medicamentos, alimentos e produtos de higiene se agrava a cada dia na Venezuela. A decisão de sair do país já havia sido tomada há meses, mas ela aguardava o término do curso de Direito antes de migrar e tentar viver em São Paulo.

Apesar das restrições da Guarda Venezuelana, famílias formadas por adultos, idosos e crianças seguiam a mesma estratégia da jovem advogada na manhã desta sexta: deixar outros familiares, carreiras e pertences para trás em busca de novas oportunidades fora da Venezuela.

Desabastecimento

Diante do fechamento da fronteira, uma das principais preocupações de brasileiros e venezuelanos é com o abastecimento de combustível e de alimentos. Em Pacaraima, não há postos para abastecer os veículos, já que na cidade de Santa Elena, no lado venezuelano, o litro da gasolina custa em torno de R$ 1,50.  

A solução citada por motoristas ouvidos por GaúchaZH seria rodar cerca de 200 quilômetros para ir até a capital roraimense, Boa Vista, onde o litro gira em torno de R$ 3,80.

Já os venezuelanos estão preocupados com a falta de alimentos, remédios e produtos de higiene. Horas antes do fechamento da fronteira, o comércio de Pacaraima registou aumento do fluxo de venezuelanos em busca de suprimentos.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
TBK INTERNETAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS