Geral

Prefeitura de Camaquã realiza recolhimento de eletrônicos nesta sexta

Atividade ocorre na Praça Zeca Netto, até as 15h30

Compartilhe:
22/02/2019 - 13h10min Ascom PM Camaquã / Foto: PMC/Divulgação Corrigir

A Secretaria do Meio Ambiente está realizando nesta sexta-feira (22), em parceria da empresa NatuSomos, o recolhimento de eletrônicos em Camaquã. A equipe estará até as 15h30 na Praça Zeca Netto, na Rua Olavo Moraes. Um caminhão da NatuSomos está no local para armazenar os equipamentos descartados.

Esse encaminhamento não representa custo para a Prefeitura que assinou um termo de parceria com a empresa NatuSomos de Horizontina, que realiza o transporte do material gratuitamente. Após a coleta, é realizada a descaracterização, separação e moagem do material que volta para as indústrias, transformando-se em matéria prima reutilizável no mercado.

Um dos colaboradores com a atividade foi Carmen Barbosa, moradora do bairro Jardim, que veio acompanhada do marido e do filho a fim de descartar uma TV. Ela conta que é a primeira vez que participa: “Vi na internet e quis aproveitar a oportunidade”.

Este recolhimento de lixo eletrônico produzido pelos munícipes é realizado pela Prefeitura, através da SMMA, desde 2013, quando foi implantada a logística reversa em Camaquã.

É importante que o lixo eletrônico tenha o seu descarte correto para evitar a contaminação da água e do solo. O descarte correto garante também o total reaproveitamento dos materiais e destinação correta dos mesmos. Ao descartar incorretamente, muitas vezes, os catadores acabam retirando somente o que é de fácil acesso e o que podem vender, deixando o resto do material em lugares inadequados e que acabam tendo elementos como metais pesados se misturando a natureza e contaminando-a. Os materiais utilizados na fabricação dos celulares, computadores, impressoras e periféricos, como o cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, são altamente cancerígenos e até letais, caso sejam absorvidos por pessoas ou animais em grandes quantidades.

Para combater esse descarte incorreto é preciso que a população encaminhe seu material para a Secretaria do Meio Ambiente e também atue como fiscalizadora, denunciando possíveis descartes irregulares desses materiais.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3671-5379 ou diretamente no Centro Administrativo, Rua Manoel da Silva Pacheco, 496.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSE