Entretenimento

Agricultura familiar: a mãe e filha que produzem alimentos sem agrotóxico

Em uma alternativa a agricultura paternal, Lúcia e família cultivam alimentos sem agrotóxicos há mais de 10 anos em Camaquã

Compartilhe:
24/02/2019 - 09h53min Daniel Larusso - Blog do Juares / Foto: Daniel Larusso / BJ Corrigir

A agricultura familiar, fortemente presente em todo o território nacional, tem seus disseminadores em Camaquã. A Feira do Produtor Rural Willi Dummer , fundada em 1999, conta com os agricultores familiares todas quartas-feiras e sábados. Lá você encontra verduras, legumes e produtos coloniais, produzidos naturalmente, sem qualquer interferência de agrotóxicos. 

Em especial, uma senhora chamou-me a atenção, a Dona Lúcia. Essa senhora, de origem do Estado do Paraná, juntamente de sua família, encontrou em Camaquã uma alternativa de vida. Lúcia encontrou na agricultura familiar, uma forma de produzir e consumir os alimentos, de forma natural e que ajudasse ela e sua família. 

Apesar do crescimento da agricultura familiar, ainda sim, existe pouco incentivo ao trabalho dos agricultores não-paternalistas. A burocracia, pouca divulgação dos benefícios deste trabalho e falta de projetos políticos que incentivem o agricultor familiar, faz com que o serviço não tome as suas devidas proporções. 

Lúcia e a filha, Rose Katzer, moram na localidade de Galpões. Segundo Katzer, a comunidade camaquense tem apoiado os agricultores familiares, e isso tem sido fundamental. Entretanto, ainda há muito que crescer. 

Katzer ainda destaca que, o governo federal deveria olhar com mais atenção os agricultores, principalmente, quando se trata de previdência, ou seja, aposentadoria. Ela destaca que, esta profissão é fundamental para a sociedade. “Sem ela, ninguém janta”, destaca a agricultora. 

“Agro é Pop, Agro é Tech, Agro é Tudo”, mascara a verdadeira realidade sobre os agrotóxicos no Brasil, portanto, é importante que você, leitor, vá conferir de pertinho a agricultura familiar no seu município, que busca encontrar alternativas naturais e saudáveis para o ser humano. 

A Feira do Produtor Rural Willi Dummer, fica na Rua General Zeca Netto, nº 948, no centro de Camaquã. 

Além Do que os Olhos Podem Ver é uma série de crônicas/reportagens escritas por Daniel Larusso, publicadas no portal de notícias Blog do Juares. Além do que os olhos podem ver narra histórias que não ganham muita visibilidade entre a sociedade, histórias de amor, superação, histórias que mostram que há muito mais do que nós podemos observar. A notícia está em todo o lugar, basta que o jornalista saiba buscá-la. O autor está atrás de histórias, não importa onde, quando, porquê ou como.

Confira os episódios anteriores:

10. Bombeiros: heróis sem capa da vida real

9. Altamiro, o vendedor camaquense reconhecido por dedicação e humildade

8. Seu Dilso e Dona Gabriela: uma história de amor e união

7. Manoel: o gari camaquense

6. Tio Plínio: o frentista carismático

5. Benzedeiras: mulheres que curam pela fé

4. A memória da Praça dos Macacos

3. Preta também merece uma crônica

2. Dona Deja, a mulher que jamais desistiu

1. Pépe, o xodó do IFSul

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB
TBK INTERNETAFUBRA MAR 2024CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES