Esportes

Rafael Sobis sai do banco e garante vitória do Inter na estreia da Libertadores

Atacante marcou o único gol da partida em Santiago na noite desta quarta-feira

Compartilhe:
06/03/2019 - 21h29min Correio do Povo / Foto: Ricardo Duarte / Inter Corrigir

A história de Rafael Sobis com o Inter na Libertadores da América teve mais um capítulo nesta quarta-feira. O atacante, autor dos dois gols diante do São Paulo no Morumbi na final de 2006, saiu do banco nesta noite para marcar o gol que garantiu a vitória de 1 a 0 sobre o Palestino na estreia colorada na competição continental.

Além dos três pontos, o triunfo sobre o Palestino valeu o fim de um tabu para o Inter. A vitória nesta quarta-feira (6) foi a primeira co Colorado em uma estreia de Libertadores da América fora de casa. 

O Inter volta a campo no domingo para enfrentar o Aimoré pelo Gauchão em jogo que Odair deve poupar os titulares porque na quarta-feira, às 21h30min, o Colorado tem outro compromisso pela Libertadores. O adversário será o Alianza Lima no Beira-Rio. No mesmo dia e horário, o Palestino encara o River Plate na Argentina. 

O jogo

Como esperado, o técnico Odair Hellmann montou o Inter no esquema 4-1-4-1, usado na maior parte da boa campanha no Brasileirão do ano passado, com o trio de meio-campo formado por Rodrigo Dourado, Edenilson e Patrick. Na frente, Pedro Lucas ganhou a chance de ser a referência do ataque, que teve Nico López (esquerda) e Pottker (direita) pelos lados.

Odair já havia revelado antes da viagem para o Chile a sua preocupação em marcar o meio-campo do Palestino. Com um trio de volantes, o Inter apostou em uma marcação forte e na saída em transições rápidas para tentar chegar ao gol no primeiro tempo. Defensivamente, a estratégia funcionou bem. O time teve o controle do meio-campo e os ataques do Palestino se limitaram a bolas longas ao longo da primeira etapa. No ataque, o Colorado pegou na definição das jogadas.

O jogo foi aberto desde os primeiros minutos. A primeira finalização foi do Inter, aos 8, com Cuesta que cabeceou perto em escanteio batido por Nico López. A resposta do Palestino veio 10 minutos depois e deu um susto na torcida colorada. Após cruzamento, Luis Jimenez finalizou para defesa de Marcelo Lomba, que deu rebote. Gutiérrez aproveitou e mandou para o gol, mas o lance foi anulado por impedimento.

Com a proposta do Inter de forçar os contra-ataques, o jogo foi bastante corrido na primeira parte da etapa inicial. Com o passar do tempo, o time de Odair Hellmann começou a controlar mais o meio-campo e o jogo foi desacelerando. Aos 33, o Colorado teve sua grande chance no primeiro tempo. Nico López cruzou na medida para Pedro Lucas, que se antecipou a Luis Mago e cabeceou com força para grande defesa de Ignacio González.

O Palestino voltou a levar perigo aos 37 e, dessa vez, foi o goleiro colorado quem apareceu. Gutiérrez cabeceou e, mesmo desequilibrado, conseguiu mandar no ângulo. Lomba foi lá e pegou firme para fazer a defesa. O Inter ainda teve uma última chance antes do intervalo. Edenilson fez boa jogada pela direita e cruzou, a bola bateu em Mago e González fez a defesa para manter o placar zerado em um primeiro tempo movimentado no San Carlos de Apoquindo.

O segundo tempo começou movimentado. Logo a 1 minuto, o Palestino chegou com o lateral Ayala, que bateu cruzado para defesa de Lomba. A resposta colorada veio com Pottker. O atacante chutou de fora da área, González deu rebote e Ayala apareceu ante de Patrick, que chegava para conferir.

Na etapa final, Odair Hellmann mudou um pouco o posicionamento do Inter. Sem a bola, Patrick passou fechar o lado esquerdo formando uma linha de quatro no meio-campo com Dourado, Edenilson e Pottker. Nico López ficou mais solto junto a Pedro Lucas para ser a válvula de escape para tentar puxar o contra-ataque.

A partir dos 10 minutos, Odair começou a ter problemas e teve de mexer na equipe.  Primeiro, Pedro Lucas sentiu dores e teve de sair. Rafael Sobis foi o escolhido para entrar no comando de ataque. Logo depois o problema foi com o capitão colorado Rodrigo Dourado, que acabou sendo substituído por Rodrigo Lindoso. No Palestino, Guerrero entrou no lugar Jorquera aos 13.

Nem tanto pelas mudanças, mas pelo desgaste natural dos jogadores após um primeiro tempo muito intenso, o jogo foi caindo de ritmo na segunda etapa. O Palestino tinha a iniciativa do jogo, mas não encontrava os espaços. O Inter já não tinha a velocidade para os contra-ataques.

Em um jogo que o físico pesa, o momento é de aparecer a técnica e a inteligência. E apareceu aos 37. O Inter teve uma falta pelo lado esquerdo da área e Rafael Sobis pegou a bola para a cobrança. O atacante surpreendeu o goleiro Ignacio González, que esperava o cruzamento, bateu a falta direto e ainda contou com uma ajuda da barreira para abrir o placar em Santiago, 1 a 0.

Com o gol a menos de 10 minutos para o fim, o Palestino foi para o tudo ou nada. No Inter, D’Alessandro ainda entrou no lugar de Nico López e teve chance para marcar em contra-ataque. O argentino tentou o toque por cobertura e mandou para fora. O gol perdido por D’Ale acabou não fazendo falta porque Marcelo Lomba fez a defesa no último lance do jogo em finalização de Gutiérrez e garantiu a vitória de 1 a 0. A estrela da noite colorada era outro ídolo, era Rafael Sobis, que garantiu a primeira vitória do Inter fora de casa em entreias na Libertadores.  

Libertadores – 1ª rodada do grupo A 

Palestino - 0

Ignacio González; Ayala, Alejandro González, Luis Mago e Véjar; Farías, Jorquera (Enzo Guerrero), Cortés e Luis Jiménez; Roberto Gutiérrez e Passerini (Ahumada).

Técnico: Ivo Basay 

Inter - 1

Marcelo lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado (Lindoso); Nico López (D’Alessandro), Eenilson, Patrick e Pottker; Pedro Lucas (Rafael Sobis).

Técnico: Odair Hellmann. 

Gol: Rafael Sobis (37min/2T)

Cartões amarelos: Jorquera (PAL); Zeca, Edenilson, Patrick (INT) 

Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile.

Árbitro: Mario de Vivar (Paraguai)

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ