Saúde

Unidades de saúde orientam em Camaquã sobre o uso correto das plantas medicinais

14/03/2019 - 18h22min Foto: Divulgação Corrigir

Através de um trabalho em conjunto, os agentes de saúde de Camaquã estão levando a informação sobre o uso correto das plantas medicinais em suas visitas nas casas dos usuários do SUS. A iniciativa conta com a orientação da coordenadora do Programa de Plantas Medicinais Catia Menezes, e já está mostrando bons resultados, pois vem sendo registrado o aumento da procura pelo tratamento preventivo baseado na utilização das plantas pelos pacientes.

Um exemplo é a planta medicinal Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) cujas propriedades auxiliam no tratamento para gastrite, úlceras gástricas, azia, dores de estômago, reduz a acidez gástrica protegendo assim a mucosa do estômago, combate o refluxo gástrico é analgésica e antitumoral, sendo uma alternativa natural para diminuir o uso do Omeprazol.

Em suas visitas, a agente comunitária de saúde da unidade ambulatorial Santa Marta, Sabrine Boeira, distribuiu alguns galhos da planta medicinal a usuários cadastrados do bairro Siá Juliana e Centenário orientando sobre como poderiam iniciar o tratamento. “Estamos oferecendo aos usuários do SUS mais qualidade de vida através das plantas medicinais como forma de terapia, além de oportunizar troca de conhecimentos sobre a sua utilização”, destaca coordenadora Catia Menezes.

O trabalho conta com o auxílio do responsável pela Farmácia Verde no Presídio Estadual de Camaquã Nelson Mallmann.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA JARDIM
ELETRO CLIC
SPEED CAR
Studio Master
SERVI
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
Vencato Casas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
JOMAR GÁS
FORMATTA RH
PEGLOW
Lucas Imobiliária
ADRIANO CONRADO
Petroman
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +