Saúde

Unidades de saúde orientam em Camaquã sobre o uso correto das plantas medicinais

14/03/2019 - 18h22min Foto: Divulgação Corrigir

Através de um trabalho em conjunto, os agentes de saúde de Camaquã estão levando a informação sobre o uso correto das plantas medicinais em suas visitas nas casas dos usuários do SUS. A iniciativa conta com a orientação da coordenadora do Programa de Plantas Medicinais Catia Menezes, e já está mostrando bons resultados, pois vem sendo registrado o aumento da procura pelo tratamento preventivo baseado na utilização das plantas pelos pacientes.

Um exemplo é a planta medicinal Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) cujas propriedades auxiliam no tratamento para gastrite, úlceras gástricas, azia, dores de estômago, reduz a acidez gástrica protegendo assim a mucosa do estômago, combate o refluxo gástrico é analgésica e antitumoral, sendo uma alternativa natural para diminuir o uso do Omeprazol.

Em suas visitas, a agente comunitária de saúde da unidade ambulatorial Santa Marta, Sabrine Boeira, distribuiu alguns galhos da planta medicinal a usuários cadastrados do bairro Siá Juliana e Centenário orientando sobre como poderiam iniciar o tratamento. “Estamos oferecendo aos usuários do SUS mais qualidade de vida através das plantas medicinais como forma de terapia, além de oportunizar troca de conhecimentos sobre a sua utilização”, destaca coordenadora Catia Menezes.

O trabalho conta com o auxílio do responsável pela Farmácia Verde no Presídio Estadual de Camaquã Nelson Mallmann.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Vencato Casas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BLOG DO EVALDO
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
CVC VIAGENS
ROGÉRIO CALÇADOS
CIPEX IDIOMAS
JOMAR GÁS
SUPER SÃO JOSÉ
Studio Master
FUNERÁRIA JARDIM
Jornada Quântica
MIX BEBIDAS
TIC-TAC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +