Geral

Outono começa no RS com queda de temperatura e chance de chuva

Estação deve ter marcas amenas e chuva excessiva entre maio e junho

Compartilhe:
19/03/2019 - 22h13min Correio do Povo / Foto: Jefferson Bernardes / PMPA / Divulgação CP Corrigir

O outono começa nesta quarta-feira (20) no Hemisfério Sul. Na virada da estação, massa de ar frio precedida por frente fria avança pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia. O sol aparece com nuvens na maior parte do Estado, apesar de períodos de maior nebulosidade. O avanço da frente pode trazer chuva isolada, especialmente do Centro para o Norte do Estado.

O vento vira, pode soprar moderado com ocasionais rajadas, e a temperatura subirá menos. As minimas ocorrem à noite. A MetSul antecipa que as próxima noites devem ter frio no Estado, inclusive com mínimas abaixo de 10°C em algumas cidades.

As mínimas rondam os 11°C em São José dos Ausentes e os 14°C em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24°C em Santa Cruz do Sul e a 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 23°C.

A estação começa com o Pacífico sob El Niño que vai influenciar o clima ao longo dos próximos meses. No decorrer do outono, a tendência é de aquecimento maior do Pacífico Equatorial Central, o que pode levar o El Niño a ter intensidade moderada ou mesmo forte.

O outono marca a expectativa pela chegada do frio, mas o começo da estação normalmente ainda tem características térmicas por vezes de verão. Alguns dias quentes são normais em abril e maio. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias de mais calor.

A expectativa é que o frio intenso tarde mais a chegar em 2019 e que abril, na sua maior parte, seja de temperatura acima da média. Neste ano, ademais, sob El Niño, a tendência é de um outono de chuva acima a muito acima da média, apesar de grande parte de abril com menos chuva.

São prováveis eventos de precipitação excessiva com volumes significativamente altos, o que traz alto risco de cheias de rios e enchentes. A probabilidade de chuva excessiva é maior durante maio e junho. Se no verão a chuva decorre muitas vezes da combinação de umidade alta e calor, no outono é gerada por frentes frias, frentes quentes e centros de baixa pressão. É a época do ano com menor ocorrência de temporais, mas o histórico mostra que em alguns casos podem ocorrer tempestades muito severas.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
TBK INTERNETCÂMERASSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES