Geral

Arambaré completa hoje 27 anos de emancipação

As festividades alusivas ao aniversário do município acontecem a partir das 16 horas, no Centro Cultural Inúbia

Compartilhe:
20/03/2019 - 11h08min Redação Blog do Juares / Foto: PM Arambaré Corrigir

Arambaré completa 27 anos de emancipação política nesta quarta-feira. Em 20 de março de 1992, Arambaré – que antes era o 2º Distrito de Camaquã - foi emancipado da capital do arroz parboilizado e de parte do município de Tapes.

As festividades alusivas ao aniversário do município acontecem a partir das 16 horas desta quarta-feira de feriado municipal, no Centro Cultural Inúbia. Serão realizadas apresentações com roda de viola, Circo Arrepio, Ballet Nina Cecília e show sertanejo com Jevi e Jeferson, além de brinquedos infláveis para as crianças.

A ERS-350, que liga Camaquã com Arambaré, atualmente é pavimentada e tem cerca de 30 Km entre as duas cidades. 

História

O município de Arambaré inicialmente se chamava "Barra do Velhaco", por estar situada junto à Foz do Arroio Velhaco, em meados de 1938 passou a denominar-­se "Paraguassu" e, em 1945, adotou o nome de "Arambaré", que em uma tradução livre significa "Sacerdote que espalha luz". Nesta localidade, conhecida desde os tempos coloniais de 1714, moravam índios com costumes especiais - pescadores e comerciantes de peles que tinham mãos e pés bem desenvolvidos. Eram os índios Arachas, também conhecidos como Arachanes ou Arachãs, que na língua tupi significa "patos".

Por volta de 1763, casais açorianos vindos para o sul estabeleceram-­se na margem esquerda do estuário do Guaíba e na margem direita da Laguna dos Patos, fundando fazendas e charqueadas até o Rio Camaquã. Desde essa época, os habitantes do então distrito de Arambaré, uniram ­se na busca do desenvolvimento através da agricultura, da pecuária e, sobretudo, pelo grande potencial turístico e pela beleza natural da localidade, emancipada em 20 de março de 1992 do município de Camaquã e de parte do município de Tapes.

Com aproximadamente 4,5 mil habitantes, o município está a uma hora e meia de Porto Alegre (128 km), pertencendo à Região da Costa Doce. De grande beleza natural, muitas figueiras e árvores frondosas, cujas copas atingem até 50 metros de diâmetro, que propiciam agradável sombra à beira da Laguna dos Patos. Suas areias limpas e águas temperadas convidam a uma permanência maior em suas praias, tendo como resultado a reposição das energias.

No verão desfruta-se do agito, ao som de música ao vivo na orla. A economia local é baseada na agricultura, pecuária e turismo, sobretudo, pelo seu grande potencial e pela sua beleza natural ainda preservada, com aproximadamente 15 km de praia, Arambaré é considerada um "Pedaço do Paraíso".

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉ