Geral

Combate a depressão e suicídio: a importância do apoio social que o CAICA exerce em Camaquã

O Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (CAICA) é um dos órgãos fundamentais que ajudam a combater doenças psicológicas entre crianças e adolescentes em Camaquã

Compartilhe:
23/03/2019 - 17h40min Daniel Larusso - Blog do Juares/ Foto: iStock Corrigir

A depressão é a segunda doença que mais mata no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a entidade, aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo tem depressão. As crianças e os adolescentes estão incluídos nestas estatísticas. 

No município de Camaquã também existem dados significativos sobre casos de depressão e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes, como divulgado pelo Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (CAICA) nessa quinta-feira (20). 

O Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (CAICA) é um dos órgãos fundamentais que ajudam a combater doenças psicológicas entre crianças e adolescentes em Camaquã. Além disso, o centro presta serviços de atendimentos psicossociais, fonoaudiológicos, psicopedagógicos e de promoção da cidadania. 

O CAICA é uma estrutura pública e tem atenção especializada voltada para as questões da criança e do adolescente, num projeto de coparticipação das Secretarias Municipais da Educação, da Saúde e da Assistência Social de Camaquã, que se caracteriza pela convergência de recursos e investimentos e a centralização de programas e serviços de atendimentos psicossociais, fonoaudiológicos e psicopedagógicos e de promoção da cidadania. 

O centro de atendimento presta serviço gratuito para toda a comunidade camaquense. Além de prestar apoio a alunos da rede municipal de ensino, o centro também está presente na rede estadual e privada. É a principal ferramenta que o município utiliza no combate às doenças psicológicas que afetam crianças e adolescentes. 

Projetos de extensão também fazem parte da metodologia de prevenção e de orientação de doenças psicológicas. Questões como bullying, valorização à vida, autoestima, sexualidade, direitos e deveres escolares, propostas, métodos e técnicas pedagógicas são abordadas em escolas no projeto “CAICA na escola” 

Em entrevista para o portal de notícias Blog do Juares, a coordenadora Fátima Fabiane Silveira, juntamente com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Camaquã Sanay Trzeciak, explicam o trabalho que o centro de atendimento vem desempenhado, bem como orientações e debates sobre problemas psicológicos que assolam os jovens camaquenses. 

Confira a entrevista na íntegra no Blog Áudio: 

O CAICA está localizado na Rua João de Oliveira, 55, junto à Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTDS), no centro de Camaquã.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES