Geral

FOTOS E VÍDEOS: tecnologia sustentável: Afubra aposta em Usina Solar

Afubra de Camaquã, em parceria com Sicredi, promoveu uma visita técnica para apresentar a usina solar no Centro de Distribuição da empresa, em Santa Cruz do Sul. Veja a reportagem

Compartilhe:
24/03/2019 - 20h07min Daniel Larusso - Blog do Juares / Foto: Daniel Larusso / BJ Corrigir

A unidade de Camaquã da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) promoveu nesse sábado (23) uma visita técnica para o centro de distribuição da empresa, em Santa Cruz do Sul.

Com o objetivo de apresentar a usina solar, conhecer as estruturas da empresa, dentre outros projetos, a visita reuniu colaboradores das agências Sicredi, equipe da Afubra e interessados em adquirir o sistema de energia solar. O portal de notícias Blog do Juares acompanhou a visita.

Clique AQUI e veja as fotos

O centro de distribuição

Um dos principais pontos abordados durante o evento foi a história do primeiro Centro de Distribuição (CD) da Afubra, criado em 2003. Em 2010 foi criado outro CD, que hoje, possui mais de 10 hectares e conta com tecnologias nacionais de ponta.

Em uma demonstração, um dos integrantes da equipe da Afubra mostrou como é o funcionamento em ação das empilhadeiras, em um processo ágil e eficaz.

BLOG TV: confira o vídeo da empilhadeira

A usina

No segundo semestre de 2017, a Afubra iniciou um projeto de instalação de uma usina solar, numa área de 3,5 hectares, junto à Central de Distribuição (CDC), em Santa Cruz do Sul. Em fase final de conclusão, nesta primeira etapa, contará com 624 módulos solares, que gerarão 284.645,4 kWh/ano, energia suficiente, por exemplo, para atender ao abastecimento de 151 casas populares.

A usina da Afubra suprirá a demanda de energia da Central de Distribuição, e o excedente gerado será injetado na rede elétrica, gerando créditos, que serão utilizados na redução da conta de energia elétrica da loja matriz, também em Santa Cruz do Sul. O projeto prevê a ampliação futura da usina para geração de até 1 MW de energia, suficiente para atender à demanda da loja matriz e ainda reduzir a conta de energia de filiais.

Em coletiva, Elieser do Prado Bastos, subgerente de eficiência energética da Afubra, explica sobre os componentes, e o funcionamento do sistema da usina solar. Além disso, Bastos também projeta novos desafios como a ampliação futura da usina para geração de até 1 MW de energia, suficiente para atender à demanda da loja matriz e ainda reduzir a conta de energia de filiais.

BLOG TV: confira um trecho da coletiva

Afubra Verde: energia solar é uma alternativa para produtores

A utilização de energia solar nas propriedades rurais é uma alternativa para que o produtor economize até 90% do consumo de energia. Além disso, a energia solar ajuda o produtor a adquirir autonomia em locais de difícil acesso à rede elétrica, que podem deixá-lo vulnerável e reduzir a sua produtividade, em escala relevante. Proposta essa, que a Afubra está apostando.

Preocupada com o meio ambiente e com a economia de seus clientes, em março de 2018, a Afubra lançou o “Afubra Verde Energia Solar”, sistema que permite produzir energia elétrica através de placas fotovoltaicas, tanto em residências urbanas quanto nas rurais. O sistema fotovoltaico, que, através de módulos solares e equipamentos de última geração, gera economia e sustentabilidade, passou a integrar o rol de produtos que a Afubra oferece. Para adquiri-lo, basta fazer contato com a loja da Afubra mais próxima (matriz ou filiais). Uma equipe especializada fará a análise de necessidades e o orçamento.

O sistema pode ser adquirido à vista ou financiado pelo Pronaf ou por linhas especiais, disponíveis em várias instituições bancárias. As taxas de juros são bastante atrativas, permitindo ao cliente fazer a aquisição em longo prazo, com parcelas reduzidas. Segundo o gerente comercial das lojas da Afubra, Ricardo Senger Michel, “investir na aquisição de um sistema fotovoltaico, além de trazer economia para quem o utiliza, gera benefícios ao meio ambiente e à sociedade, pois produz energia limpa e renovável”.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES