Esportes

Gre-Nal coloca frente a frente times com modelos de jogo diferentes

Grêmio e Inter farão confronto de estilos na final do Gauchão

Compartilhe:
13/04/2019 - 12h14min Correio do Povo / Foto: Fabiano do Amaral / CPMemória Corrigir

Os Gre-Nais que vão definir o título do Campeonato Gaúcho de 2019 vão marcar um duelo de estilos. Grêmio e Inter possuem modelos de jogo bem definidos e opostos sob os comandos de Renato Portaluppi e Odair Hellmann.

No Grêmio desde 2016, Renato Portaluppi deu sequência e aprimorou um estilo de jogo implantado por Roger Machado que valoriza muito a posse de bola. No lado do Inter, Odair Hellmann conseguiu encaixar o time na boa campanha do Brasileirão do ano passado baseando seu jogo em menor posse e transições rápidas.

O comentarista da Rádio Guaíba Carlos Guimarães destaca a diferença de estilos das duas equipes. “O Grêmio é um time mais técnico, que joga em função da bola. O Inter joga melhor em função do espaço. O Inter precisa do espaço para render, às vezes com bolas longas, com o jogo direto”, analisa.

Os números mostram essa diferença. O Grêmio tem média de posse de bola de 62% no Gauchão enquanto o Inter tem 53%, de acordo com dados do Footstats. Levando em conta a Libertadores da América, onde ambos enfrentaram adversários mais fortes, os estilos também ficam bem claros. O Tricolor é o clube com maior média de posse na competição continental, com 61%, e teve mais a bola que seus adversários nos quatro jogos disputados. O Inter aparece apenas em 23º nessa lista. O Colorado teve menor passe em todos seus compromissos na Libertadores mesmo tendo disputado três dos quatro jogos como mandante.

Com baixa posse, o Inter mostra uma efetividade alta quando ataca. O Colorado tem média de um gol a cada 5,1 finalizações na Libertadores. É o time que precisa de menos chutes para balançar as redes na competição.

Modelo consolidado após momento de baixa

Se o Grêmio tem um modelo de jogo bem definido e executado por Renato Portaluppi há três temporadas, o Inter tem um trabalho mais curto com Odair Hellmann. O treinador, que assumiu o time nas rodadas finais da Série B em 2017, consolidou a atual forma de jogar durante o Brasileirão do ano passado. Isso ocorreu justamente após um Gre-Nal em que chegou com o cargo ameaçado depois de ter sido eliminado pelo próprio Grêmio no Gauchão e pelo Vitória na Copa do Brasil.

“Quando Odair assumiu o Inter, seu objetivo era fazer com que o time jogasse um futebol vistoso, de valorização da posse de bola com concepção ofensiva. Não deu. E nem era a hora. Recém vindo da Série B, o time acabou eliminado do Gauchão para o Grêmio e caindo precocemente para o modesto Vitória na Copa do Brasil. Neste cenário, o iniciante treinador fatalmente seria demitido se perdesse o clássico da 5ª rodada do último brasileiro. Empatou. Jogando mal, com pênaltis contra não marcados, mas empatou. E no jogo seguinte, contra a Chapecoense, veio o início da mudança”, recorda o comentarista da Rádio Guaíba Cristiano Oliveira.

Esse tempo a mais de trabalho, acredita Carlos Guimarães, dá uma leve vantagem ao Grêmio na decisão do Gauchão. “Temos duas características completamente diferentes, representantes de dois modelos que se enfrentam e não sei dizer qual é o melhor. Mas sei dizer que quem executa há mais tempo é o Grêmio. Isso está mais enraizado em função de ter o mesmo treinador há três anos, de ter títulos e vitórias nesse modelo”, destaca.

Grêmio e Inter se enfrentam neste domingo, às 16h, no Beira-Rio no primeiro jogo da final do Gauchão. A volta, na Arena, está marcada para quarta-feira, às 21h30min. O Correio do Povo vai acompanhar as duas partidas em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)