Política

Vereador Mazinho cria projeto para atender pessoas que fazem tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia

Saiba mais sobre o Projeto De Lei Legislativo
15/04/2019 - 16h49min Foto: Juares da Luz / Blog do Juares / Arquivo 2018 Corrigir

O vereador Elemar Bartz Venzke, o Mazinho, do PSDB, criou um Projeto De Lei Legislativo (PLL), de 2 de abril de 2019, que está tramitando na Câmara de Vereadores e dispõe sobre a determinação de prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia, no município de Camaquã.

Saiba mais sobre o PLL

Art. 1º Fica determinada a prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia, no Município de Camaquã. Parágrafo único. A determinação a que se refere o artigo primeiro, garante direito a atendimento prioritário nas filas de Bancos, Casas Lotéricas, Supermercados e/ou congêneres.

Art. 2º As concessionárias de transporte coletivo deverão disponibilizar, às pessoas que se refere o artigo 1º desta Lei, acesso aos assentos de prioridade.

Art. 3º Fica garantido em estacionamentos de estabelecimentos privados ou de uso coletivo, para as pessoas que se refere o art. 1º desta Lei, o direito a utilização das vagas de estacionamento destinadas para pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos.

Art. 4º O benefício objeto desta lei somente será válido no período em que estiver sendo realizado um ou mais dos tratamentos elencados no artigo 1º, sendo documento hábil a fim de comprovações das condições exigidas neste artigo, o atestado fornecido pelo médico que está realizando o tratamento.

Art. 5º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. SALA DAS SESSÕES, 02 de abril de 2019.

Elemar Bartz Venzke (Mazinho)

Vereador PSDB

J u s t i f i c a t i v a

Observa-se que nem todas as pessoas estão sensíveis ou atentas para importância de prioridade do paciente que sofre de câncer, problemas renais ou utilizam uma bolsa de colostomia. O tratamento doloroso que passam essas pessoas, que muitas sem condições de pagar um táxi, são obrigadas a enfrentar transportes e filas, que para quem passa por esse problema, são verdadeiras experiências angustiantes. Muitas das veze esses pacientes passam horas nos hospitais realizando procedimentos médicos e ao sair deste voltam a realizar seus afazeres, seja ir a um banco, mercado. Esse projeto visa tornar a vida dessas pessoas menos penosas, visando mais qualidade de vida. Notoriamente não há muito que se argumentar quanto da importância da propositura, já que se trata de uma vantagem concebida a estas pessoas, que na maioria das vezes não são vistas e tem direitos reconhecidos conforme preconiza o artigo 5° da Constituição Federal, devemos garantir direito a todos, na justa medida de suas desigualdades, ou seja, constitui um dever do Poder Público e da sociedade amenizar as diferenças, Com objetivo de minimizar o sofrimento das pessoas portadoras de câncer e de nefropatia crônica, que não dispõe da mesma condição de saúde que os demais para aguardar por atendimento em filas, apresentamos o presente projeto de lei. Trata-se aqui de garantir o bem-estar e qualidade no atendimento para aqueles que de fato necessitam de atendimento prioritário. Desta forma, infrafirmado busca o apoio dos nobres Pares, para a aprovação do presente, que é de relevante interesse público e social.

SALA DAS SESSÕES, 10 de abril de 2018.

Elemar Bartz Venzke (Mazinho)

Vereador PSDB

MAIS NOTÍCIAS

CIPEX IDIOMAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
JOMAR GÁS
MIX BEBIDAS
FUNERÁRIA JARDIM
SERVI
SPEED CAR
FUNERÁRIA BOM PASTOR
RÁDIO SÃO JOSÉ
Vencato Casas
Studio Master
ROGÉRIO CALÇADOS
TIC-TAC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +