Esportes

Grêmio tenta superar desfalques contra o Ceará por primeira vitória no Brasileirão

Tricolor entrará em campo no Castelão a partir das 19h
19/05/2019 - 12h33min Corrigir

O Grêmio terá de buscar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro fora de casa e com uma equipe bastante descaracterizada. Seja por lesões ou preservação, o técnico Renato Portaluppi tem sete ausências importantes para o duelo com o Ceará, neste domingo (19), a partir das 19h, no estádio Castelão.

A lista de desfalques para o jogo em Fortaleza incluiu Paulo Miranda, Bruno Cortez, Kannemann, Maicon, Jean Pyerre, Diego Tardelli e Luan. O excesso de problemas fará com que o sistema defensivo tenha pela terceira vez em cinco jogos uma improvisação, já que não há zagueiro à disposição para formar dupla com Geromel. 

E mesmo que Renato não trate a partida como decisiva, ela é fundamental para o Grêmio deixar a incômoda zona do rebaixamento. Com dois pontos em 12 disputados, urge a necessidade de vitória. O objetivo colocado pelo treinador ao grupo de jogadores é de chegar à parada da Copa América no pelotão de cima na tabela do Brasileiro. 

“Não é uma partida imprescindível, o Grêmio vai jogar para vencer, o Ceará também. O que nós deixamos de fazer até agora é o dever de casa, tropeçamos contra Santos e Fluminense”, diz o treinador, que classificou como normal os empates com Avaí e Corinthians fora de casa. 

O zagueiro Walter Kannemann teve diagnosticada uma lesão em uma das vértebras da coluna. O jogador muito provavelmente não terá condições de defender a seleção da Argentina na Copa América, voltando a jogar somente após a parada para a competição entre seleções. Kannemann deve ficar afastado por cerca de seis semanas. 

Além de Everton, o Grêmio terá o atacante Guilherme Azevedo e o goleiro Phelipe Megiolaro treinando com a Seleção Brasileira na preparação para a Copa América. Guilherme é do time Sub-20 e Phelipe já treina entre os profissionais no clube. 

Ceará em alerta 

O Ceará acendeu o sinal de alerta para o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com três derrotas consecutivas, para Cruzeiro, Atlético-MG e Goiás, o time de Enderson Moreira precisou "mudar a chave" depois de uma estreia arrasadora contra o CSA - vitória por 4 a 0, em casa. Neste domingo, às 19 horas, o time enfrenta o Grêmio no Castelão pela quinta rodada, precisando do resultado para aliviar a pressão. 

"Muito do que aconteceu em termos de resultado tem minha culpa. Porque eu tive um problema de saúde quando estava chegando ao clube, quando ia me adaptar ao clube e aos atletas. Por mais que a gente tenha um grupo de auxiliares, que são de extrema confiança, esse momento é rico para a gente conhecer o atleta, ver o comportamento do atleta em situações mais complicadas. Eu perdi quase 10 dias nesse convívio direto. Isso foi muito ruim", avisou Enderson. 

Logo após a derrota para o Cruzeiro, na segunda rodada, o treinador foi diagnosticado com dengue e perdeu "semanas preciosas" de trabalho. Agora recuperado, ele quer correr atrás do tempo perdido. Ele já sabe que não vai poder contar com o atacante Roger, que rescindiu o contrato na quinta-feira e não faz mais parte do grupo. Leandro Carvalho, Bergson e Ricardo Bueno devem formar o trio de ataque. "Nessa semana eu consegui chegar ao clube bem para trabalhar, cobrar, exigir coisas deles. Acho que essa primeira perna nossa no campeonato não vai ser do jeito que a gente esperava e gostaria, mas a gente está pensando em algumas mudanças. Eu preciso ver mais atletas, preciso tentar um novo encaixe", comentou.

Brasileirão 2019 - 5ª Rodada 

Ceará 
Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Auremir, Fabinho, Ricardinho e L. Carvalho; Bergson e Ricardo Bueno. Técnico: E. Moreira.

Grêmio
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Michel e J. Capixaba; Rômulo, M. Henrique, Thaciano e Alisson; Everton e André. Técnico: R. Portaluppi. 

Árbitro: Igor de Oliveira (MG)
Local: Castelão, em Fortaleza 
Início: 19h deste domingo.

MAIS NOTÍCIAS

MIX BEBIDAS
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
FUNERÁRIA JARDIM
Studio Master
SUPER SÃO JOSÉ
CIPEX IDIOMAS
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
JOMAR GÁS
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
SERVI
SPEED CAR
TIC-TAC
Vencato Casas
PEGLOW
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +